Quaest: economia é principal problema do Brasil para 31% dos eleitores
Levantamento foi feito com base em 2.015 entrevistas realizadas face a face entre os dias 13 e 16 de abril; margem de erro é de 2,2 pontos percentuais
Uma pesquisa realizada pela Quaest divulgada nesta quarta-feira (19) apontou que, para 31% dos eleitores brasileiros, a economia é o principal problema do país.
O estudo foi feito com base em 2.015 entrevistas feitas pessoalmente com eleitores brasileiros de 16 anos ou mais, entre os dias 13 e 16 de abril. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais (pp) – para mais ou para menos.
A preocupação com a economia oscilou dentro da margem de erro em relação ao último levantamento, feito em fevereiro, no segundo mês do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando o índice foi de 29%.
Em comparação com abril do ano passado, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda estava no comando do Executivo, a economia preocupava 46% dos eleitores – ou seja, a pesquisa desta terça demonstrou uma queda de 15 pp.
A economia se demonstrou a grande preocupação dos eleitores em diferentes perfis de renda familiar, mas há um destaque entre aqueles que ganham mais de 5 salários mínimos, conforme aponta o gráfico abaixo.
Em seguida, entre os principais problemas listados na pesquisa estão as “questões sociais”, com 22% 2 compostos por “fome/miséria” (15%), “desigualdade” (4%) e “pobreza/gente nas ruas” (3%).
Em terceiro lugar, três problemas empataram com 12% das respostas dos eleitores entrevistados: “corrupção”, “violência” e “saúde/pandemia”.
O ranking é completado por “educação”, com 5%, mesmo índice daqueles que não souberam/não responderam ao questionamento.
(Publicado por Léo Lopes)