Quaest: Lula aparece à frente de Bolsonaros e governadores no 1º turno

Foram ouvidas 2.004 pessoas, entre 2 e 5 de outubro; margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos

Maria Clara Matos, da CNN Brasil, São Paulo
Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)  • Pablo Jacob/Governo do Estado de SP | Ricardo Stuckert / PR | Ton Molina/STF
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em vantagem na pesquisa de intenção de voto ao Planalto da Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (9).

Lula supera nomes como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, presencialmente, entre os dias 2 e 5 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Primeiro turno

Cenário 1

Contra Bolsonaro, que se encontra inelegível até 2030 por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Lula conta com 35% das intenções de voto, contra 26% do ex-mandatário.

Neste mesmo cenário, também participam o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 10%; o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 9%; Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, com 3%; e Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, também com 3%.

Indecisos são 4%. Votos em branco, nulo ou quem não vai votar, 10%.

Cenário 2

Em outro panorama, dessa vez disputando contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, presidente do PL Mulher, o petista amplia a distância com 36% contra 21%.

Ratinho Júnior e Ciro Gomes têm 10% cada; Romeu Zema, 4%; e Ronaldo Caiado, 3%.

Os indecisos continuam em 4%, e os votos em branco, nulo ou quem não votaria seriam 12%.

Cenário 3

Já em um cenário com Tarcísio de Freitas, o governador de São Paulo tem 18% das intenções de voto, enquanto Lula contabiliza 39%.

Ciro Gomes aparece nesse cenário com 12%; seguido por Zema e Caiado, cada um com 4%.

Votos indecisos são 5%. Já os em branco, nulo ou quem não vai votar, 18%.

Cenário 4

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente da República que já revelou a intenção de possivelmente disputar o Planalto, teria 15% contra 35% de Lula.

No cenário em questão, Ratinho Júnior conta com 12% do eleitorado, seguido por Ciro Gomes, com 11%.

Zema tem 5%; Caiado, 4%. Votos indecisos também somam 4%. Os em branco, nulo e quem não vai votar, 14%.

Outros cenários

Ainda foram testados outros panoramas no levantamento. Veja:

Cenário 5

Cenário 6

Cenário 7

Cenário 8