Quaest: Lula aparece à frente de Bolsonaros e governadores no 1º turno
Foram ouvidas 2.004 pessoas, entre 2 e 5 de outubro; margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em vantagem na pesquisa de intenção de voto ao Planalto da Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (9).
Lula supera nomes como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, presencialmente, entre os dias 2 e 5 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Primeiro turno
Cenário 1
Contra Bolsonaro, que se encontra inelegível até 2030 por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Lula conta com 35% das intenções de voto, contra 26% do ex-mandatário.
Neste mesmo cenário, também participam o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 10%; o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 9%; Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, com 3%; e Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, também com 3%.
Indecisos são 4%. Votos em branco, nulo ou quem não vai votar, 10%.
Cenário 2
Em outro panorama, dessa vez disputando contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, presidente do PL Mulher, o petista amplia a distância com 36% contra 21%.
Ratinho Júnior e Ciro Gomes têm 10% cada; Romeu Zema, 4%; e Ronaldo Caiado, 3%.
Os indecisos continuam em 4%, e os votos em branco, nulo ou quem não votaria seriam 12%.
Cenário 3
Já em um cenário com Tarcísio de Freitas, o governador de São Paulo tem 18% das intenções de voto, enquanto Lula contabiliza 39%.
Ciro Gomes aparece nesse cenário com 12%; seguido por Zema e Caiado, cada um com 4%.
Votos indecisos são 5%. Já os em branco, nulo ou quem não vai votar, 18%.
Cenário 4
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente da República que já revelou a intenção de possivelmente disputar o Planalto, teria 15% contra 35% de Lula.
No cenário em questão, Ratinho Júnior conta com 12% do eleitorado, seguido por Ciro Gomes, com 11%.
Zema tem 5%; Caiado, 4%. Votos indecisos também somam 4%. Os em branco, nulo e quem não vai votar, 14%.
Outros cenários
Ainda foram testados outros panoramas no levantamento. Veja:
Cenário 5
Cenário 6
Cenário 7
Cenário 8


