"Quando vejo Haddad, lembro de FHC", diz Gilmar Mendes

Ministro do STF elogia responsabilidade do ministro da Fazenda e diz que atuação lembra a de Fernando Henrique Cardoso ao defender o Plano Real

Helena Prestes e Cristiane Noberto, da CNN, Brasília
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente  • NILTON FUKUDA/ESTADÃO CONTEÚDO/AE
Compartilhar matéria

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes afirmou nesta terça-feira (23) que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, exerce papel semelhante ao do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) na condução do debate econômico.

Durante palestra no IDP (Instituto de Direito Público), que contava com a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Brasília, Gilmar destacou a capacidade de Haddad em dialogar com a sociedade e explicar a necessidade de mudanças.

“O Brasil tem razões para otimismo. E se não tivesse, bastaria ter alguém como Haddad na Fazenda. A responsabilidade com que ele lida, a forma como explica e convence as pessoas... não sei se vou deixá-lo feliz aqui, mas quando vejo Haddad explicando com responsabilidade, lembro de ninguém menos que FHC”, disse o ministro.

Segundo ele, a comparação se deve ao caráter “pedagógico” da atuação de ambos na política econômica. “De fato, ele se dedicava a isso: convencer as pessoas. Um papel de pedagogo. Temos que convencer de que são necessárias mudanças — como fez, por exemplo, o Plano Real.”