Eleições 2022

Quatro governadores eleitos viraram resultado do 1º para o 2º turno em 2022

Eduardo Leite, Raquel Lyra, Fábio Mitidieri e Eduardo Riedel haviam tido menos votos que o rival no último dia 2 de outubro; número supera a média

Leonardo Rodrigues, Guilherme Gama e Bruno Oliveira, da CNN, Em São Paulo
Compartilhar matéria

Nas disputas estaduais deste domingo (30), quatro governadores eleitos terminaram em segundo lugar no primeiro turno, no último dia 2. Para chegar ao cargo, esses candidatos “viraram” o jogo em seus estados.

Domingo de viradas

No Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) foi eleito com 57,12% dos votos válidos contra 42,88% dos votos para o adversário Onyx Lorenzoni (PL). O tucano reverteu o resultado do primeiro turno, quando o ex-ministro obteve 37,50% dos votos válidos e ele, 26,81%.

Raquel Lyra (PSDB) também ultrapassou a adversária Marília Arraes (Solidariedade), que liderou no primeiro turno. A ex-prefeita de Caruaru teve 20,58% dos votos válidos na ocasião, contra 23,97% de Arraes. Neste domingo, ela foi eleita para o governo de Pernambuco com 58,70%, enquanto a concorrente registrou 41,30%.

No Mato Grosso do Sul, a virada deu o governo a Eduardo Riedel (PSDB), com 56,90% dos votos válidos. No primeiro turno, ele ficou na segunda posição na disputa mais acirrada do país, com 25,16%, atrás de Capitão Contar (PRTB), que teve 26,71%.

Já em Sergipe, a disputa pelo governo deu liderança a Rogério Carvalho (PT), com 44,70% dos votos válidos, no primeiro turno. Na votação definitiva, Fábio Mitidieri (PSD) que teve 38,91% em 2 de outubro, superou o petista e chegou a 51,70%.

Resultados superam a média

De 1990, quando passou a haver possibilidade de segundo turno nas eleições para governador, até 2018, os brasileiros viram 107 disputas estaduais chegarem a esta fase. Trinta delas tiveram “viradas”, o que representa 28% dos pleitos.

Neste ano, um terço dos resultados (cerca de 33%) representou uma reversão de desvantagem. Todas elas aconteceram em unidades da federação que já protagonizaram esse fenômeno outras vezes.

Made with Flourish