Quem é Renato Freitas, deputado do PT que se envolveu em briga em Curitiba
Parlamentar, que viralizou na redes sociais trocando socos com um homem na rua, é formado em direito e já atuou como professor universitário

O deputado estadual do Paraná Renato Freitas (PT-PR) foi visto trocando socos e chutes com uma pessoa não identificada nas ruas de Curitiba, no Paraná. Vídeos da briga circularam nas redes sociais nessa quarta-feira (19).
Em uma das gravações, o deputado apareceu dando chutes na perna de um homem vestido de preto. Logo depois, ele recebeu um soco no nariz, que começa a sangrar.
Em outro vídeo, o homem não identificado e Renato trocaram socos enquanto cruzavam uma faixa de pedestre. Populares que presenciaram a situação apartaram a briga.
Nas redes sociais, o parlamentar relatou que estava atravessando a rua com uma amiga, quando um carro avançou contra eles. E, a partir disso, ao olhar para o motorista, ele saiu do veículo e iniciou a briga.

O deputado afirmou ainda que o homem estava filmando a situação, o que, para ele, seria uma tentativa de ganhar visualizações na internet. Renato contou ainda que teve o nariz quebrado.
Assista ao vídeo
Ver essa foto no Instagram
Quem é Renato Freitas
Com mais de 800 mil seguidores só no Instagram, Renato Freitas é um deputado estadual do Paraná eleito pelo PT (Partido dos Trabalhadores) em 2022. Ele nasceu na cidade de Sorocaba, em São Paulo, mas foi criado em Curitiba.
O parlamentar cursou ciências sociais na UFPF (Universidade Federal do Paraná), mas não chegou a terminar. Depois, formou-se em Direito pela mesma faculdade, onde também adquiriu o título de mestre.
Pesquisador de direito penal, criminologia e sociologia da violência, Renato já trabalhou na Defensoria Pública do Estado do Paraná, atuou como professor universitário e advogado popular. As principais pautas do parlamentar fazem referência à educação, segurança pública e moradia.
Antes de ser deputado, Renato foi eleito vereador, em 2020. Durante a legislatura, chegou a ser líder da oposição na Câmara de Curitiba. Em 2022, o vereador teve seu mandato cassado pela Casa após participar de um protesto antirracista nas dependências da Igreja do Rosário, na capital paranaense. Na época, a manifestação ocorreu depois de casos de homicídio de pessoas negras alcançarem grande repercussão nacional.
Além disso, o deputado é pai de uma menina, que chama Aurora.


