Randolfe cita Pacheco e Messias como possíveis sucessores de Barroso
Senador que é líder do governo no Congresso disse acreditar que decisão de Lula sobre indicação será breve

O líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (PT-AP) afirmou que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem pela frente um desafio de escolher um sucessor “à altura” do ministro Luís Roberto Barroso. Entre os cotados, o senador citou o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias.
“Acho que nós temos muitos bons nomes aí colocados. Tem o nome do presidente Rodrigo Pacheco, tem o nome do advogado geral da União, do ministro Messias”, afirmou Randolfe a jornalistas nesta quinta-feira (9).
Randolfe disse ainda que acredita que será uma decisão breve. O ministro Luís Roberto Barroso anunciou aposentadoria do STF (Supremo Tribunal Federal) na sessão plenária desta quinta-feira (9).
Barroso tem 67 anos e poderia ficar no Tribunal até os 75 anos. Em um discurso no final da sessão desta quinta, o ministro disse que acredita no país e que continuará trabalhando fora do tribunal.
Os critérios para escolha dos ministros do STF são definidos na Constituição. Cabe ao presidente da República fazer a indicação. O escolhido precisa passar por sabatina no Senado.


