Randolfe cita Pacheco e Messias como possíveis sucessores de Barroso

Senador que é líder do governo no Congresso disse acreditar que decisão de Lula sobre indicação será breve

Mateus Salomão, da CNN Brasil, Brasília
Líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP)  • Jefferson Rudy/Agência Senado
Compartilhar matéria

O líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (PT-AP) afirmou que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem pela frente um desafio de escolher um sucessor “à altura” do ministro Luís Roberto Barroso. Entre os cotados, o senador citou o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias.

“Acho que nós temos muitos bons nomes aí colocados. Tem o nome do presidente Rodrigo Pacheco, tem o nome do advogado geral da União, do ministro Messias”, afirmou Randolfe a jornalistas nesta quinta-feira (9).

Randolfe disse ainda que acredita que será uma decisão breve. O ministro Luís Roberto Barroso anunciou aposentadoria do STF (Supremo Tribunal Federal) na sessão plenária desta quinta-feira (9).

Barroso tem 67 anos e poderia ficar no Tribunal até os 75 anos. Em um discurso no final da sessão desta quinta, o ministro disse que acredita no país e que continuará trabalhando fora do tribunal.

Os critérios para escolha dos ministros do STF são definidos na Constituição. Cabe ao presidente da República fazer a indicação. O escolhido precisa passar por sabatina no Senado.

Tópicos