Reeleito, Gean Loureiro toma posse como prefeito de Florianópolis

Prefeito da capital catarinense tomou posse defendendo gestão e disse que erros são inevitáveis durante a pandemia da Covid-19

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (sem partido) em entrevista à CNN (22.abr.2020)
O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (sem partido) em entrevista à CNN (22.abr.2020) Foto: Reprodução/CNN

Tiago Tortella. da CNN, em São Paulo*

Ouvir notícia

O prefeito reeleito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), tomou posse na tarde desta sexta (01), em cerimônia realizada na Câmara Municipal da cidade, às 17h.

No discurso de posse, Loureiro defendeu seu primeiro mandato. “Isso quer dizer que atuamos em todos os bairros. E se alguém pensa ‘mas ele atuou mais naquele bairro’, é porque ele não era lembrado anteriormente. Hoje nós olhamos por todos”, disse o prefeito.

Quanto ao combate à pandemia do coronavírus, ele disse que “foi a crise mais extensa que qualquer gestor público poderia enfrentar. Não existe um único que possa levantar a mão e falar ‘eu acertei em tudo’. Estávamos administrando o impossível, mas buscando com os cientistas o que era correto a ser feito”. 

Loureiro conseguiu a reeleição já no primeiro turno das eleições municipais, o que não acontecia há 20 anos em Florianópolis. Ele teve 126.144 votos (53.46% dos votos válidos). Em segundo lugar ficou professor Elson (PSOL), com 42.778 votos (18,13%), e em terceiro Pedrão (PL), com 33.529 votos (14,21%).

Assista e leia também:

Covas toma posse e diz que São Paulo está pronta para vacinação em massa

Eduardo Paes toma posse como prefeito do Rio de Janeiro

Edmilson Rodrigues (PSOL) é empossado e volta à Prefeitura de Belém após 16 anos

Na cerimônia, que teve restrições devido a Covid-19, também tomaram posse o vice-prefeito, Topázio Neto (Republicanos), e 23 vereadores. Nesta eleição, cinco vereadoras foram eleitas. Em 84 anos da Câmara Municipal, apenas sete mulheres tinham estado no cargo.

Gean Loureiro tem 48 anos, já foi deputado federal pelo MDB de 2011 a 2015 e é prefeito de Florianópolis desde 2017. Com a reeleição, comandará a cidade até 2024.

Loureiro conquistou cinco mandatos consecutivos na capital catarinense como vereador. A primeira eleição aconteceu em 1992, quando ele tinha 19 anos. Ele já presidiu a Câmara dos Vereadores de Florianópolis.

O político é formado em Direito, Administração e é mestre em Engenharia de Produção. Ele já presidiu a Fundação do Meio Ambiente. 

*Sob supervisão de André Rosa

Mais Recentes da CNN