Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rei Charles III se comprometeu que irá a Belém na COP-30, diz governador do PA

    Helder Barbalho (MDB) se encontrou, nesta sexta-feira (17), com o rei britânico, no Palácio de Buckingham

    Gabriel FernedaVinícius Tadeuda CNN

    em São Paulo

    O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho (MDB), se encontrou, nesta sexta-feira (17), com o Rei Charles III, no Palácio de Buckingham.

    Durante o encontro, o governador convidou o rei a ir a Belém, e pediu apoio a candidatura da cidade para sediar a COP30, a Cúpula do Clima, em 2025.

    “Rei se demonstrou adepto e entusiasmado com a possibilidade real de Belém ser a cidade sede para a COP30, partindo daquilo que nós temos defendido. Chegou o momento de discutir a agenda climática na maior floresta tropical do planeta”, disse o governador.

    “Não é possível nós falarmos da Amazônia sem ir a Amazônia, sem conhecer a realidade da Amazônia, a realidade do nosso povo. Tem quase 30 milhões de brasileiros que moram na Amazônia e que precisam estar inclusos na pauta e nas soluções sociais desta agenda”, completou

    O governador também detalhou um pouco do encontro que teve com o Rei, e os assuntos tratados.

    “Oportunidade que tivemos de discutir biodiversidade com diversos agentes que estão antenados e situados sobre soluções para a agenda das mudanças climáticas no planeta, e particularmente dialogando com o Rei Charles III a respeito dos desafios da Amazônia, mostrando aquilo que estamos realizando para combater o desmatamento, e também mostrando as necessidade de mostrar uma união de esforços para um novo modelo de uso da terra.”

    Helder Barbalho também falou com o Rei Charles III sobre a participação e a importância do Reino Unido no Fundo Amazônia.

    “Mostramos o reestabelecimento do Fundo Amazônia, mostrando a importância do Reino Unido estar participando do Fundo Amazônia, estar financiando projetos dos governos locais, e o rei fez questão de perguntar como estava a situação no Brasil, principalmente otimista com as ações ambientais que vem sendo feitas.”