Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Renan Filho à CNN: “Investimento tem que estar dentro sustentabilidade fiscal”

    Ministro saiu em defesa de Fernando Haddad e afirmou que prioridade do governo tem que ser garantir o equilíbrio das contas públicas

    Renan Filho ministro dos Transportes
    Renan Filho ministro dos Transportes Twitter/Reprodução (29/09/2023)

    Clarissa Oliveirada CNN

    em São Paulo

    Mesmo à frente de uma das pastas que certamente seriam beneficiadas por um investimento maior em infraestrutura, o ministro dos Transportes, Renan Filho, está entre os que defendem que o governo federal siga perseguindo a meta de déficit zero.

    À CNN, Renan Filho fez uma defesa enfática do colega Fernando Haddad e rebateu as críticas recentes feitas pelo PT ao titular da Fazenda.

    “É claro que todos queremos mais investimentos. O investimento precisa ser o maior possível, mas dentro da sustentabilidade fiscal”, afirmou Renan Filho.

    O ministro falava a respeito da defesa liderada pela cúpula do PT e parte do núcleo político do governo para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abandone a meta de déficit zero para o ano que vem.

    Parte dos líderes da legenda — entre eles a presidente do partido, Gleisi Hoffmann — defende que Lula aceite o déficit fiscal para 2024, para reservar mais recursos para obras e investimentos que ajudem a dar sustentação à popularidade do governo.

    O Orçamento da União para 2024 prevê investimentos — entre obras e compras de equipamentos — de quase R$ 70 bilhões.

    O número, lembra Renan Filho, já representa um avanço expressivo em relação ao investimento herdado para 2023 do governo Bolsonaro, de R$ 22,4 bilhões.