‘Venceu a ciência’, diz Maia sobre aprovação de vacinas; veja repercussões

Anvisa aprovou neste domingo o uso emergencial da Coronavac e da vacina de Oxford

Foto: Reprodução

Thâmara Kaoru, da CNN Brasil, em São Paulo

Ouvir notícia

Políticos e membros do judiciário comemoraram neste domingo (17) a aprovação do uso emergencial da vacina Coronavac, da farmacêutica Sinovac, produzida pelo Instituto Butantan, e da vacina de Oxford/AstraZeneca, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Em sua rede social, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a Anvisa cumpriu seu papel. “A data de hoje entra pra história. Venceu a ciência. Finalmente teremos as primeiras vacinas disponíveis à população brasileira e milhares de vidas serão salvas. A Anvisa cumpriu seu papel de agência do Estado”, escreveu.

 

Maia também parabenizou o governador João Doria. “O Brasil ainda responde por 10% das mortes pela Covid no mundo, o que é inaceitável. Gostaria de parabenizar todos os profissionais de saúde envolvidos e ainda o empenho do governador João Doria. E que venham outras vacinas!”

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que a vacina é essencial. “Seja de onde for, venha de onde vier, a vacina é essencial para que possamos retomar as rédeas de nossas vidas. Vem, vacina! Guiada pela ciência, a Anvisa acaba de autorizar o uso emergencial da Coronavac e da Oxford”.

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta também comemorou a aprovação. “A vida tem pressa. Parabéns São Paulo. Xô trevas. Xô negacionismo. Xô charlatões. A luz da ciência chegando via Butantan e Fiocruz!”

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recomendou continuar o distanciamento social. “Parabéns ao Butantã, à Fiocruz e, principalmente, aos que se dedicam à saúde. E não esquecer: o vírus continua a agir. Vacinem-se e continuem a evitar aglomerações. Se possível, continuem em casa. A epidemia passará, mas depende de cada um de nós ajudar.”

Governadores

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), usou suas redes sociais para comemorar a aprovação. “Dia histórico para ciência brasileira. A Anvisa acaba de aprovar por maioria o uso emergencial da Vacina do Butantan. Vitória da ciência. Vitória da vida. Vitória do Brasil”. São Paulo iniciou a vacinação no Brasil.

Renato Casagrande (PSB), governador do Espírito Santo, disse que o estado está se preparando para a vacinação. “A aprovação das vacinas do Butantan e Fiocruz pela Anvisa é o primeiro passo para vencermos definitivamente o vírus. O Espírito Santo está preparado com agulhas, seringas e toda a logística para dar início ao Plano Nacional de Imunização assim que as vacinas chegarem”.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), também afirmou que o estado espera o início da vacinação. “Dia emocionante e decisivo na luta contra a pandemia. Minas está preparada para a chegada da vacina contra a Covid-19! O início da vacinação garantirá um importante passo na proteção de vidas e retomada da normalidade”. 

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), afirmou que encontrará com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em São Paulo para acompanhar a liberação do lote de doses para o estado.

“Enquanto isso nossa Secretaria da Saúde também está preparada para colocar em prática o Plano de Vacinação aqui no Ceará, com o apoio de aeronaves para distribuição nos municípios. Tbm já havíamos adquirido seringas, agulhas e refrigeradores para acondicionar as vacinas. Faremos todos os esforços possíveis para que essa vacinação aos cearenses ocorra de forma rápida e segura.”

Waldez Góes (PDT), governador do Amapá, e Renan Filho (MDB), governador de Alagoas, também afirmam que a entrega dos primeiros lotes será amanhã.

Fátima Bezerra (PT), governadora do Rio Grande do Norte, também celebrou. “Finalmente! Vacinas Coronavac e de Oxford aprovadas pela Anvisa! Vitória da vida, vitória da ciência! Já disse e repito: estamos prontos pra dar início à campanha de vacinação em todo o estado! Parabéns ao Butantã e à Fiocruz. Viva o SUS!”.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), cobrou a divulgação do cronograma de vacinação. “As vacinas da Astrazeneca/Oxford e da Sinovac/Butantan cumpriram todas as etapas e foram aprovadas para uso emergencial pela Anvisa. Os estados estão prontos, o governo federal precisa divulgar o cronograma e iniciar a vacinação já”. 

Judiciário

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a aprovação é um alento. “Em meio a uma semana tão dura, a aprovação do uso emergencial de vacinas é um alento. Parabenizo todos os profissionais envolvidos e a Anvisa pela seriedade e rapidez nesse trabalho. Devem agora os governantes estar à altura do desafio de imunizar toda a população.”

Em rede social, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, disse acreditar que a ciência é o caminho no combate à pandemia. “Hoje, a esperança se agiganta no Brasil. Parabéns à Anvisa, pela rápida e histórica decisão, e ao competente trabalho realizado pelo Butantan e Fiocruz. Acreditar na ciência é o único caminho sério no combate à pandemia.”

Mais Recentes da CNN