
Ricardo Baronovsky: Candidatura independente seria o melhor caminho para as eleições
No quadro Liberdade de Opinião desta quinta-feira (11), o comentarista avalia a entrada de Moro no jogo político
No quadro Liberdade de Opinião desta quinta-feira (11), o comentarista Ricardo Baronovsky defendeu a emenda à Constituição que permitiria que candidatos sem filiação partidária concorressem às eleições.
"Na verdade, o nosso sistema, como diria [o deputado federal Luiz Philippe] de Orléans e Bragança, é uma ditadura partidária. Então eu revisito esse tema, dizendo: Que mundo ideal, e fiel à Constituição, se tivéssemos candidaturas independentes e candidaturas avulsas."
"Se estivéssemos nos Estados Unidos, na França, no Chile, qualquer um de nós poderia concorrer às eleições sem partido político, sem estes 33 partidos."
Baronovsky avaliou, ainda, o discurso e a filiação do ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, ao Podemos.
"O discurso do Sergio Moro você percebe que é partidário. Foi orientado, tem toda uma cartilha partidária e isso tolhe um pouco a liberdade, a discricionariedade e a autonomia. E é muito difícil, para um juiz, que ficou quase duas décadas sentenciando. Juiz não perde, juiz determina. Então, juiz tem uma posição prestigiada, merecida e agora ele se coloca no jogo político, onde há acordos, barganhas, trocas, política é um cenário muito complicado para quem sai de algo redondinho como é o Poder Judiciário. Tem que ter um jogo de cintura imenso."
O Liberdade de Opinião teve a participação de Thiago Anastácio e Ricardo Baronovsky. O quadro vai ao ar diariamente na CNN.

As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, o posicionamento da CNN ou seus funcionários.
(Publicado por: André Rigue)