Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Saiba quem é a desembargadora em foto com Moro e que julgará cassação

    Cláudia Cristofani apareceu em imagem antiga com o senador; TRE-PR manteve juíza no julgamento

    Foto em que a desembargadora Cláudia Cristina Cristofani aparece ao lado do senador Sergio Moro
    Foto em que a desembargadora Cláudia Cristina Cristofani aparece ao lado do senador Sergio Moro Reprodução/Redes sociais

    Douglas Portoda CNN

    São Paulo

    A desembargadora Cláudia Cristina Cristofani será a primeira a votar na retomada do julgamento sobre a cassação do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) nesta segunda-feira (8).

    A análise, até o momento, tem um voto a favor e um contra a retirada do mandato de Moro. Cristofani irá desempatar a votação, que ainda será analisada por mais quatro desembargadores após ela.

    A presença da desembargadora no julgamento chegou a ser questionada porque ela aparece em uma foto com Moro na época em que ele ainda atuava no Poder Judiciário.

    Entretanto, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) afirmou que não afastará Cristofani por isso. Segundo o órgão, ela prestou esclarecimento de “que se trata de uma imagem antiga de magistrados que trabalhavam no mesmo prédio”. Ainda salientou que “não possui relação de amizade com o investigado”.

    Quem é Cláudia Cristina Cristofani

    A desembargadora se formou em Direito na Faculdade de Direito de Curitiba (Unicuritiba) e fez mestrado em Ciências Jurídico-Econômicas (Economia do Litígio) na Universidade de Lisboa, em Portugal.

    Antes de ingressar na magistratura federal, em 1992, atuou como advogada, procuradora e juíza estadual.

    Desembargadora Claudia Cristina Cristofani será a terceira desembargadora a votar no julgamento de Moro / Divulgação/TRE-PR

    Em sua carreira na Justiça Federal da 4ª Região, atuou como juíza e presidente da Turma Recursal Federal do Paraná entre 2002 e 2004 e foi titular da 5ª Vara Federal de Curitiba.

    Entre 2003 e 2004, teve sua primeira passagem no TRE-PR como juíza federal titular.

    Em 2013, foi nomeada para o cargo de desembargadora federal no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Até 2021, Cristofani atuou na 7ª Turma, de competência penal. Atualmente, preside a Turma Federal Previdenciária do Paraná.

    Sua volta para o TRE-PR aconteceu em 2021 como desembargadora substituta. A partir de 2022 se tornou efetiva, com mandato até este ano.