Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Substituta de Flávio Dino será senadora mais jovem do Brasil

    Eleito senador pelo Maranhão, Dino será ministro da Justiça de Lula; em seu lugar, assumirá Ana Paula Lobato (PSB), sua primeira suplente

    Reprodução/ Instagram

    Leonardo Rodriguesda CNN

    Em São Paulo

    O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira (9), Flávio Dino (PSB) como Ministro da Justiça de seu governo. Atualmente, a pasta também incorpora a Segurança Pública.

    Nas eleições de 2022, Dino foi eleito senador pelo Maranhão, com mais de 62% dos votos válidos. Ele também governou o estado por dois mandatos, de 2015 a 2022, e viu o sucessor Carlos Brandão (PSB) ser reeleito para o cargo neste ano.

    Com a nomeação, o maranhense não chegará a assumir o cargo no início da próxima legislatura, em 2023. Ana Paula Lobato (PSB), sua primeira suplente, fica com a cadeira na ausência do futuro ministro.

    O PSB mantém a única vaga que terá no Senado a partir do próximo ano. Dino reuniu 10 partidos em torno de sua candidatura, mas tem uma correligionária na suplência.

    Nascida em maio de 1984, ela será a mais jovem entre os 81 senadores brasileiros, aos 38 anos. Atualmente, quem ocupa o posto é Irajá Abreu (PSD-TO), que tem 39 anos.

    Enfermeira, Ana Paula é de Pinheiro-MA, que fica na região da baixada, cidade onde o ex-presidente José Sarney (MDB) nasceu. Casada com o deputado estadual Othelino Neto (PT-MA), ela tem dois filhos e é presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (GEDEMA).

    Em 2020, ainda no PDT, a futura senadora foi eleita vice-prefeita de sua cidade natal, na chapa de Luciano Genésio (PP). Ela havia concorrido ao mesmo cargo em 2016 (também pelo PDT) e, dois anos antes, a deputada estadual pelo PPS, sem sucesso. Agora, assumirá pela primeira vez um cargo em Brasília.

    Em suas redes sociais, Ana Paula celebrou o anúncio de Lula: “Tenho orgulho de fazer parte do seu grupo político e de sua vitória maiúscula nas urnas, após uma linda campanha por nosso estado. Lhe desejo êxito nesta nova missão como um grande líder, a quem tive a honra de ser companheira de chapa ao Senado”.