Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Saiba quem é Raquel Lyra, governadora eleita de Pernambuco

    A ex-prefeita de Caruaru derrotou a deputada Marília Arraes neste domingo (30), no segundo turno da disputa estadual

    Raquel Lyra é a pré-candidata do PSDB ao governo de Pernambuco.
    Raquel Lyra é a pré-candidata do PSDB ao governo de Pernambuco. Foto: Roberto Soares/Alepe

    Renata Souzada CNN

    A ex-prefeita Caruaru Raquel Lyra (PSDB) foi eleita governadora de Pernambuco neste domingo (30), ao derrotar a deputada Marília Arraes (Solidariedade).

    Para concorrer ao governo estadual, Raquel renunciou ao seu segundo mandato como prefeita de Caruaru. Ela foi eleita para comandar a prefeitura pela primeira vez em 2016, se tornando a primeira mulher a ocupar o posto, e conseguiu a reeleição em 2020.

    A governadora eleita nasceu em Recife, em 1978, e cresceu em Caruaru. Raquel é filha do ex-prefeito de Caruaru e ex-governador de Pernambuco, João Lyra Neto. Seu avô, João Lyra Filho, também foi prefeito do município. Fernando Lyra, tio de Raquel, foi ministro da Justiça no início do governo de José Sarney.

    Antes de ingressar na política, a governadora eleita se formou em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e atuou como delegada da Polícia Federal. Também foi procuradora-geral do Estado e chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do Governo de Pernambuco, entre 2007 e 2010.

    Mãe de dois meninos, a governadora era casada com o empresário Fernando Lucena – que faleceu vítima de um mal súbito em 2 de outubro, dia do primeiro turno das eleições.

    Antes de seus mandatos à frente da prefeitura de Caruaru, Raquel foi eleita deputada estadual em 2010 e 2014. Na primeira disputa, elegeu-se como a mulher mais bem votada de Pernambuco. Nas duas ocasiões, a candidata era filiada ao PSB.

    A vice-governadora eleita é Priscila Krause (Cidadania). Krause foi vereadora por três mandatos e deputada estadual em duas ocasiões, além de um mandato como suplente. Em 2020, concorreu ao cargo de vice-prefeita de Recife, na chapa de Mendonça Filho, mas não foi eleita.

    Nas eleições deste ano, a governadora eleita declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um total de R$ 340.576,99 em bens.