Secretário do PT insiste por divisão do Ministério da Justiça

"Está na hora de desmembrar o Ministério da Justiça e Segurança Pública", diz Jilmar Tatto

Gabriela Prado, da CNN, Brasília
Jilmar Tatto (PT), candidato a prefeito de São Paulo (12.nov.2020)
Tatto defende o desmembramento do Ministério da Justiça  • 12/11/2020 - CNN Brasil
Compartilhar matéria

Uma ala de parlamentares do PT apoia abertamente a criação o Ministério de Segurança Pública mesmo com o anúncio do Plano de Ação de Segurança (PAS) feito pelo ministro Flavio Dino, nesta segunda-feira (2).

“Está na hora de desmembrar o Ministério da Justiça e da Segurança Pública. A Justiça já tem muitas atribuições e nós precisamos combater as organizações criminosas que atuam internacionalmente”, disse o deputado e secretário nacional de comunicação do PT, Jilmar Tatto.

VÍDEO - Sucessão no Ministério da Justiça é entrave para escolha ao STF

Tatto ainda aponta que, se Flávio Dino for indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), seria uma boa oportunidade para criar a nova pasta.

Parlamentares da legenda que apoiam a ideia também dizem que parte da extrema direita se apoia em um discurso “simplório” da segurança pública e o governo precisa mostrar os planos para área.

Integrantes do PT ainda apontam que o programa de governo de Lula já previa a criação desse ministério.

Para o coordenador nacional do setorial de segurança pública do PT, Abdel Ambruster, é preciso mais detalhes sobre o plano apresentado por Dino, mas defende que a guarda portuária deve ter poder de polícia para combater as organizações criminosas.

Ambruster ainda afirma que nesses nove meses houve pouco diálogo com os formuladores do programa de governo para a área.

Procurado, o Ministério da Justiça informou que não irá se manifestar.

VÍDEO - Cotado para o STF, Dino busca "deixar marca" no Ministério da Justiça