COP30

Sem citar acordo, Lula diz que "melhor resultado" será alcançado na COP30

Presidente retornou à Belém nesta quarta-feira (19), na tentativa de destravar negociações da Cúpula, que se encerra nesta semana

Manoela Carlucci, da CNN Brasil, São Paulo
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva em discurso na COP30
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva em discurso na COP30  • Reprodução/Canal Gov
Compartilhar matéria

Ao fazer uma declaração no âmbito da COP30, que acontece em Belém, o presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não antecipou que um acordo final foi concluído, mas disse estar "muito feliz" com os resultados da Cúpula até o momento, reafirmando sua certeza de que o documento oferecerá "o melhor resultado" ao planeta.

"Estou tão feliz que saio daqui para ir para Brasília certo de que os meus negociadores irão fazer o melhor resultado que uma COP já pôde oferecer ao planeta Terra", disse.

Em sua fala, mais uma vez destacou a importância da Conferência estar sendo realizada em Belém, no Pará, afirmando que a partir desse evento, "as pessoas conhecem que não só existe uma cidade chamada Belém, que é onde nasceu Jesus Cristo, mas que existe Belém do Pará, do povo brasileiro".

"Uma coisa que precisamos colocar na cabeça de dirigentes do mundo inteiro é que esses eventos não podem ser perpetuamente litúrgicos, em que só participa pouca gente, em muitas vezes em lugar cercado de polícia, de arame farpado para tudo quanto é lado", continuou.

"Todo mundo tem um papel na sociedade e essa COP foi um pouco isso. Por isso que ela foi feita em Belém, uma cidade que segundo muita gente no Brasil, não estava preparada para fazer a COP. Isso aqui fez uma COP melhor do que a COP de Kopenhagen, do que de Dubai, de Paris, do que a COP de qualquer lugar", completou.

O mandatário também cobrou que os dirigentes mundiais compreendam que "cuidar do clima é cuidar da manutenção e existência do planeta Terra" e ao final do discurso afirmou:

"Estou tão feliz que um dia, haverei de convencer o presidente dos Estados Unidos  que a questão climática é séria e de que o desenvolvimento verde é necessário. Estou tão feliz que eu sonho um dia, até em acabar com a guerra na Rússia e na Ucrânia, que já não existe mais razão dessa guerra continuar", finalizou.

Retorno à Belém

O presidente retornou nesta quarta-feira (19), à cidade sede da COP30 na tentativa de destravar as negociações na reta final do evento, que se encerra na próxima sexta-feira (21).

Ao longo do dia se encontrou com representantes dos principais blocos de países e também com integrantes de movimentos da sociedade civil.

Na primeira semana de Conferência, alguns temas enfrentam dificuldade de consenso entre os líderes mundiais, como o financiamento climático, a lacuna das metas climáticas apresentadas, medidas unilaterais de comércio e relatórios de transparência.

Primeiro rascunho de decisão final

Na manhã da última terça-feira (18), a CEO da COP30, Ana Toni, comentou o momento decisivo da Cúpula, que se encerra na próxima sexta-feira (21), e confirmou a entrega do primeiro rascunho da decisão final -- documento que havia solicitado formalmente pelas delegações.

De acordo com ela, o texto demandou meses de preparação e consultas e agora já está nas mãos dos negociadores. A ideia é que o documento sirva de guia para a elaboração das decisões que devem ser fechadas até o fim da Cúpula.

“O rascunho permite que os países avancem para um nível mais elaborado de negociação”, afirmou.