Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sexóloga, engenheiro e sanfoneiro: relembre quem já comandou o Ministério do Turismo

    Escolhida por Lula no início do mandato, Daniela Carneiro deixou o cargo após pressão do União Brasil, que busca mais espaço na Esplanada

    Ex-ministros do Turismo Daniela Carneiro, do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, e Gilson Machado, do governo de Jair Bolsonaro
    Ex-ministros do Turismo Daniela Carneiro, do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, e Gilson Machado, do governo de Jair Bolsonaro Roberto Castro/Mtur-Isac Nóbrega/PR

    Pedro Jordãoda CNN

    São Paulo

    A deputada federal Daniela Carneiro (União-RJ) deixou o comando do Ministério do Turismo. A saída foi oficializada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (14).

    Ela deixou o cargo após semanas de pressão do União Brasil, que cobrava do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mais espaço na Esplanada dos Ministérios.

    Daniela será substituída pelo também deputado Celso Sabino (União-PA).

    O Ministério do Turismo foi criado em 2003, no primeiro governo de Lula. Antes disso, no governo de Itamar Franco, o Turismo era integrado a uma pasta mais econômica no chamado Ministério de Indústria, Comércio e Turismo.

    Na gestão seguinte, de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi associado ao Ministério do Esporte. Desde que se tornou independente, a pasta teve 13 ministros oficiais e dois interinos. Relembre nomes que já comandaram a pasta:

    Governo Jair Bolsonaro (PL)

    Gilson Machado (2020 – 2022)

    Gilson Machado e Jair Bolsonaro / Isac Nóbrega /PR

    Ele ficou conhecido pelo público por aparecer tocando sanfona nas lives do então presidente Jair Bolsonaro. Deixou o cargo em março de 2022 para poder concorrer a uma cadeira no Senado Federal pelo seu estado, Pernambuco, mas perdeu para a candidata de Lula, Teresa Leitão (PT).

    Marcelo Álvaro Antônio (2019 – 2020)

    É empresário e político filiado ao PL. Foi reeleito deputado federal por Minas Gerais em 2022. Em 2018, foi o deputado mais votado de seu estado, mas perdeu esse posto para o deputado Nikolas Ferreira, seu colega de legenda.

    Governo Michel Temer (MDB)

    Vinicius Lummertz (abril a dezembro de 2018)

    Filiado ao PSDB, foi secretário de Turismo do estado de São Paulo na gestão do governador Rodrigo Garcia (PSDB), presidente da Embratur e secretário Nacional de Políticas de Turismo no governo Dilma Rousseff (PT).

    Marx Beltrão (2016 a 2018)

    Advogado, é filiado ao PP, mesmo partido do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Atualmente, exerce seu terceiro mandato na Casa. Também já foi prefeito de Coruripe (AL).

    Henrique Eduardo Alves (2015 e 2016)

    Empresário filiado ao PSB, ele exerceu a gestão da pasta entre os governos Dilma e Temer, tendo saído do cargo antes do impeachment e voltado a convite de Temer. No entanto, logo pediu demissão. Foi deputado federal por 11 mandatos consecutivos pelo Rio Grande do Norte e presidiu a Câmara de 2013 a 2015. Em 2017, foi preventivamente preso pela Polícia Federal por fraude na construção de um estádio e, no ano seguinte, passou a responder em liberdade.

    Governos Dilma Rousseff (PT)

    Alessandro Teixeira (abril a maio de 2016)

    Economista filiado ao PT, Teixeira ficou conhecido por um ensaio fotográfico provocante que fez com sua então esposa no gabinete do ministério. As fotos foram publicadas nas redes sociais por ela logo após Teixeira assumir o posto. Ele ficou pouco mais de um mês na pasta por causa do impedimento da presidenta.

    Vinicius Lages (2014 a 2015)

    Engenheiro agrônomo, mestre em gestão ambiental e doutor em socioeconomia do desenvolvimento, Lages já ocupou cargos de gerência no Sebrae Nacional, onde também comandou o Conselho Nacional de Turismo, entre 2003 e 2011, e foi representante suplente da instituição no Conselho Empresarial da Organização Mundial de Turismo, de 2006 a 2007.

    Gastão Vieira (2011 a 2014)

    Foi o ministro do Turismo de Dilma que durou mais tempo no cargo, tendo saído para concorrer ao cargo de governador do Maranhão em 2014. Foi deputado federal e estadual pelo seu estado, além de ter comandado secretarias de governo.

    Pedro Novais (janeiro a setembro de 2011)

    Foi o primeiro ministro do Turismo de Dilma, mas renunciou ao cargo rapidamente em meio a um escândalo de desvio de verbas da União por emendas parlamentares e envolvendo o ministério.

    Governos Lula (PT)

    Luiz Barretto Filho (2008 a 2010)

    Formado em sociologia, foi diretor-presidente do Sebrae Nacional e gerente da área de marketing e comunicação da instituição.

    Marta Suplicy (2007 a 2008)

    Marta Suplicy
    Marta Suplicy, ex-ministra do Turismo no governo Lula / Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

    Sexóloga, a petista foi prefeita de São Paulo entre 2001 e 2004 e atualmente é secretária especial de Relações Internacionais na prefeitura da capital paulista. Durante sua gestão à frente do Ministério do Turismo, gerou polêmica ao falar a frase “relaxa e goza” ao ser questionada sobre o caos aéreo que o país enfrentava naquele momento.

    Walfrido dos Mares Guia (2003 a 2007)

    Formado em engenharia, foi o primeiro ministro do Turismo que o Brasil teve e o que ficou mais tempo no cargo, tendo exercido a função durante todo o primeiro mandato do presidente Lula e ainda nos primeiros meses do segundo mandato. Exerceu cargos de deputado federal e vice-governador de Minas Gerais pelo PTB. Atualmente, não possui um partido. Ele também é educador, com forte presença na modalidade à distância do ensino.