Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Shows para 300 mil pessoas e objetos proibidos; veja detalhes da posse

    De acordo com secretário de segurança do DF, Júlio Danilo, foram realizadas mais de 50 reuniões com diversos órgãos e a equipe de transição do novo governo

    Da CNN

    O esquema de segurança que envolve a posse do novo presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem tido bastante destaque nos últimos dias. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (29), autoridades do Distrito Federal falaram sobre as expectativas e preparação para o evento.

    De acordo com secretário de segurança do DF, Júlio Danilo, foram realizadas mais de 50 reuniões com diversos órgãos e a equipe de transição do novo governo.

    A segurança envolve, além das forças de segurança do DF (PM, PC, CB, Detran), forças federais, como a Polícia Federal, PRF, polícias legislativas e judiciária do STF, além do GSI e do Exército (Comando Militar do Planalto).

    “É um evento complexo. Temos diversos atos que envolvem esses dias da posse. Se inicia com o próprio deslocamento do senhor presidente eleito do local em que ele estiver até a Esplanada dos Ministérios. Depois a previsão da saída dele da Catedral até o Congresso Nacional. O ato no Congresso Nacional. O deslocamento até o Palácio do Planalto, onde há a transmissão da faixa, onde ainda tem contato com o público. Posteriormente, tem a saída ao Itamaraty, onde recebe cumprimentos de autoridades internacionais, que é outro fator que demanda muito da segurança.”, esclareceu o secretário.

    Júlio afirmou ainda que a expectativa de público para o show na esplanada é de até 300 mil pessoas.

    “As festividades começam por volta das 11h. Quem quiser entrar na Praça dos Três Poderes deverá chegar no local até 12h30. Porque a partir daí o acesso será encerrado. O número na Praça dos Três Poderes será limitado a 30 mil por questão de segurança”, explicou.

    Haverá revista do público e objetos que possam ser usado como armas como, por exemplo, mastro de bandeira, estilete, laser, arma de fogo, arma branca, álcool líquido não devem ser levados. Acesso aos pedestres será pela N1.

    O coronel Fábio Augusto Vieira, comandante da PMDF, afirmou que irá empregar todo o efetivo da PM disponível operacionalmente.

    “Viemos apenas para tranquilizar a população. Dizer que já estamos empregando um grande efetivo nos pontos de interesse, não somente na área onde irá ocorrer a posse, mas também no setor hoteleiro sul, no setor hoteleiro norte, na rodoviária, na rodoviária interestadual, no aeroporto. Então são vários pontos sensíveis que estão sendo protegidos diariamente e no dia da posse especificamente”, finalizou.

    (Publicado por Ingrid Alfaya)