Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Silveira cita proximidade de G20 e pede investigações após derrubada de torres de energia

    Ministro solicitou "esforços efetivos na busca por medidas que combatam os atos de vandalismo, furto e sabotagens"

    Gabriela Pradoda CNN , Brasília

    O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), solicitou o envio de “esforços efetivos na busca por medidas que combatam os atos de vandalismo, furto e sabotagens em ativos de transmissão de energia elétrica”.

    O documento cita a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro (RJ), neste mês, e também a COP 30, em Belém (PA), em 2025, como fatores para a “imprescindível desarticulação desses grupos criminosos”.

    O ofício foi encaminhado pediu, na segunda-feira (4), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para avaliar a necessidade de investigações.

    Silveira anexou um documento (veja abaixo) da concessionária Neoenergia Itabapoana com o registro da derrubada de duas torres de linhas de transmissão de energia, em 29 de outubro, no estado do Rio de Janeiro.

    A empresa afirma que o caso tem “cenário com claras evidências de atentado”. De acordo com a apuração da concessionária, as torres foram cortadas com suspeita de uso de maçarico para danificar as estruturas.

    O documento da Neoenergia também aponta que torres da mesma linha de transmissão foram danificadas em dezembro de 2023.

    “Em nossa visão, a repetição do acidente, em outubro de 2024, com mesmo modus operandi e mesma localização, não pode ser considerada mera coincidência, mas, sim, uma ação reiterada e intencional de sabotagem contra os ativos de transmissão pertencentes à Rede Básica do Sistema Interligado Nacional”, escreve a empresa.

    Entenda o projeto de lei para banir celulares em escolas

    Tópicos