Eleições 2022

Sociedade não aceitará tentativa de desequilíbrio da democracia, diz Carlos Velloso

Ex-presidente do STF foi um dos signatários da carta aos brasileiros divulgada pela Faculdade de Direito da USP

Daniel Reis, da CNN, em São Paulo
Compartilhar matéria

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso afirmou em entrevista ao WW, da CNN, nesta terça-feira (26), que a sociedade irá “resistir” e se “insurgir” contra qualquer tentativa de desequilibrar o regime democrático durante o processo eleitoral.

Velloso é um dos signatários da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, divulgada, nesta terça-feira (26), pela Faculdade de Direito da USP, em defesa da democracia e do sistema eleitoral. A divulgação do documento foi antecipada pelo analista de política da CNN Caio Junqueira.

“Essa carta mostra isso. Você tem empresários, banqueiros, artistas, juristas, brasileiros e brasileiras de boa vontade, fazendo eco com Celso de Mello. Vamos resistir, vamos nos insurgir a qualquer tentativa de desequilibrar o regime democrático que construímos nesses 34 anos de boa vigência de uma constituição democrática”, afirmou o ministro.

O manifesto é organizado por alunos, professores, diretoria da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e membros da sociedade civil. O documento conta com mais de 3 mil assinaturas.

O ex-presidente do STF afirma que há uma reação de associações, entidades pensantes, institutos, intelectuais e da sociedade em defesa do sistema eleitoral. Segundo ele, em outros momentos de ruptura institucional no país, não havia tal mobilização.

Velloso entende que, além de uma evolução das Forças Armadas, a defesa da sociedade à democracia faz com que não exista “base para intervenção militar” no processo democrático. “Eu não acredito que isso possa ocorrer, porque eu não posso admitir que as Forças Armadas, a essa altura, possam se meter em uma aventura para se desmoralizarem”, diz o ex-presidente do STF.

Fotos -- Os candidatos a presidente