Eleições 2022

STF marca julgamento de recurso de candidato a vice de Cláudio Castro

Washington Reis foi condenado por danos ambientais. Se condenação for confirmada, ele pode ficar inelegível

Gabriel Hirabahasi, da CNN
Washington Reis (MDB) e Cláudio Castro (PL), candidatos a vice-governador e a governador do Rio  • Twitter/Divulgação
Compartilhar matéria

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para a próxima terça-feira (30) o julgamento de um recurso apresentado pelo ex-deputado federal e ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis (MDB).

O caso será analisado pela Segunda Turma do STF, colegiado que é presidido por Mendonça desde o início do mês.

Washington Reis é candidato a vice-governador na chapa de Cláudio Castro (PL), que tenta a reeleição. À CNN, Reis disse que confia que a decisão será favorável a ele, mas que decisões da Justiça devem ser respeitadas, sejam elas favoráveis ou não. O candidato afirmou, ainda, que há irregularidades na investigação durante o processo.

A decisão do STF pode afetar a candidatura de Washington Reis, uma vez que ele poderia ficar inelegível pela Lei da Ficha Limpa.

Reis foi denunciado por ter causado danos ambientais a uma área em que havia determinado a execução de um loteamento denominado Vila Verde, localizado na zona circundante da Reserva Biológica do Tinguá (que abrange seis cidades fluminenses, entre elas Duque de Caxias e Nova Iguaçu).

O candidato foi condenado em 2016 a 7 anos, 2 meses e 15 dias de reclusão, em regime inicial semiaberto, e ao pagamento de 67 dias multa. Em 2020, porém, a Segunda Turma do Supremo suspendeu os efeitos da condenação até o julgamento dos recursos apresentados por ele.

Em março do ano passado, a Segunda Turma do STF já rejeitou um embargo (que no jargão jurídico significa um tipo de recurso) apresentado pela defesa de Washington Reis.

O julgamento deste novo recurso seria realizado em junho, mas foi adiado pela ausência do ministro Gilmar Mendes na oportunidade. O relator do caso é o ministro Edson Fachin.

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.