Tarcísio cancela ida à Fenasucro em SP; Alckmin mantém presença
Governador será representado por secretário em feira de bioenergia; vice-presidente participa da abertura
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), cancelou na manhã desta terça-feira (12) sua participação na cerimônia de abertura da Fenasucro & Agrocana, feira internacional dedicada à bioenergia, realizada em Sertãozinho (SP).
A ausência ocorre poucas horas antes do início oficial do evento, que contará com a presença confirmada do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). Sem detalhar os motivos do cancelamento, o governo estadual informou que Tarcísio será representado pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.
A decisão reacende tensões entre o governo paulista e o federal, especialmente após críticas recentes de Tarcísio sobre a postura do presidente Lula diante do tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos às exportações brasileiras.
O governador chegou a sugerir que Lula ligasse diretamente para o presidente americano, Donald Trump, para negociar o tema.
Enquanto Tarcísio se ausenta, Alckmin deve liderar a cerimônia de abertura e ouvir demandas do setor sucroenergético, como o aumento da proporção de etanol anidro na mistura da gasolina.
A Fenasucro & Agrocana é considerada uma das maiores feiras do mundo voltadas à bioenergia, reunindo mais de 600 marcas de 60 países e projetando R$ 13 bilhões em negócios nesta edição.