Tarcísio cogita chapa com coronel Helena, 1ª negra a chefiar Casa Militar de SP

Ministro deve ter uma conversa com o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira, nesta segunda-feira

Coronel Helena, do Republicanos, em São Paulo

Thais Arbexda CNN

Brasília

Ouvir notícia

Candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Governo de São Paulo, o ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) indicou a aliados que deseja ter uma mulher em sua vice na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes e, hoje, segundo relatos feitos à CNN, o nome defendido por ele é o da coronel Helena Reis, do Republicanos.

A CNN apurou que o ministro deve ter uma conversa com o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira, nesta segunda-feira (14), e a discussão sobre a vice deve estar na pauta.

Em janeiro de 2017, durante o governo de Geraldo Alckmin, a coronel da Polícia Militar assumiu o posto de secretária-chefe da Casa Militar. Foi a primeira vez que uma mulher negra tomou posse em um cargo de primeiro escalão no Estado de São Paulo. A aliados, Tarcísio tem sinalizado que, assim como fez à frente da Infraestrutura, em que colocou mulheres em cargos de destaque, uma de suas prioridades é ter uma mulher em sua chapa —seja candidata à vice ou ao Senado.

Em 2020, a coronel Helena disputou a prefeitura em São José do Rio Preto. Ela terminou a corrida em segundo lugar, tendo 27,16% dos votos válidos.

Debate

A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

Fotos – Os senadores cujos mandatos terminam em 2023

As vagas deles no Senado estarão em jogo nas eleições deste ano.

Mais Recentes da CNN