Tendência é que ministro-chefe do GSI peça demissão após divulgação das imagens pela CNN

Ainda está em discussão a melhor solução para o assunto, mas a tendência agora é que ele peça demissão

Marco Edson Gonçalves Dias do GSI durante cerimônia de apresentação de oficiais recém-promovidos das Forças Armadas, realizado na Palácio do Planalto, cidade de Brasília, DF, nesta terça feira, 04. 04/04/2023  • FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Compartilhar matéria

Fontes do Palácio do Planalto disseram à CNN que cresce a percepção que o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, perdeu as condições de ficar no cargo.

Ainda está em discussão a melhor solução para o assunto, mas a tendência agora é que ele peça demissão. A crise foi provocada após pela divulgação das imagens de sua presença no Planalto nos atos criminosos no dia 8 de janeiro pela CNN.

A avaliação de auxiliares do presidente Lula é que a sua permanência no cargo fragiliza muito a posição do governo, que nega omissão nos atos criminosos e tenta evitar a instalação de uma CPI.

Depois das revelações das imagens, a CPI se tornou praticamente inevitável . A estratégia no Planalto deve ser mais ofensiva de apontar parlamentares combativas e se aliar aos partidos de centro para evitar requerimentos.

Hoje Lula se reuniu com Gonçalves Dias e com seus principais ministros para avaliar a situação. Na avaliação do governo, as imagens deixam clara a responsabilidade pessoal de Gonçalves Dias, pois dificilmente ele poderia reagir. Mas institucionalmente fica difícil negar a omissão de membros do GSI que já vinha sendo investigada pela Polícia Federal