Titulares recusam, e Bolsonaro convida ministros substitutos do TCU para café

Para evitar um esvaziamento do evento, presidente abriu a possibilidade de membros do tribunal participarem da conversa por videoconferência

Igor Gadelha, da CNN
Presidente Jair Bolsonaro
Há um incômodo de alguns integrantes do TCU de participarem de um encontro com Bolsonaro  • Foto: Mateus Bononi/Getty Images
Compartilhar matéria

Com a recusa de alguns ministros titulares da Corte, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) resolveu ampliar o café da manhã com integrantes do Tribunal de Contas da União (TCU) nesta terça-feira (27).

Para evitar um esvaziamento do evento, Bolsonaro convidou ministros substitutos da Corte e abriu a possibilidade de membros do tribunal participarem da conversa por videoconferência.

Dos nove ministros titulares do TCU, somente três confirmaram que comparecerão presencialmente: Jorge Oliveira (ex-ministro do governo Bolsonaro), Raimundo Carreiro e Augusto Nardes.

Os outros seis ministros titulares da Corte vinham resistindo a participar do evento presencial, sob o argumento de que não seria adequado participar de “aglomerações” em meio à pandemia.

Há ainda um incômodo de alguns integrantes do TCU de participarem de um encontro com Bolsonaro no momento em que a Corte poderá ser instada a analisar a atuação do governo na pandemia.

Após a resistência, o Planalto abriu a possibilidade de videoconferência. Com isso, sinalizaram que participarão da conversa de forma virtual a presidente do TCU, Ana Arraes, e o ministro Benjamin Zymler.

O Planalto conta ainda com a participação virtual do ministro Walton Alencar. Os ministros titulares Bruno Dantas, Vital do Rêgo e Aroldo Cedraz responderam ao Planalto que não poderão comparecer.

Diante da recusa, o Planalto estendeu o convite para pelo menos dois ministros substitutos, que confirmaram presença: Marcos Bemquerer (videoconferência) e Augusto Sherman (presencial).

Procurado na noite desta segunda-feira (26), o TCU confirmou que há previsão de alguns ministros participarem do café de forma virtual, mas disse não ter ainda confirmações por partes dos gabinetes.