Trump publicar carta em site foi total falta de respeito, diz Lula
Presidente criticou postura do norte-americano e afirmou que no Brasil a lei é para todos "doa a quem doer"

Para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a decisão de Donald Trump, de anunciar tarifas ao Brasil por meio de uma carta publicada em rede social, foi uma "total falta de respeito".
Em entrevista ao "Jornal Nacional", da TV Globo, nesta quinta-feira (10), Lula disse que não é "obrigado a respeitar esse comportamento desrespeitoso".
"Educação é bom e a gente gosta de receber e gosta de dar", afirmou.
Na carta endereçada a Lula, o presidente dos Estados Unidos anunciou tarifas de 50% sobre produtos importados do Brasil, a partir do dia 1º de agosto. No texto, Trump atribui a cobrança, além de uma relação que diz ser injusta com o país, à postura do STF (Supremo Tribunal Federal) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Para Lula, a publicação foi um "desaforo".
"O que eu acho um desaforo muito grande é um cidadão, presidente de um país importante como os Estados Unidos conversar uma carta pra mim, mandada por um site, avocando o fim da caça as bruxas a um presidente que tentou dar um golpe nesse país", disse.
O mandatário afirmou que "nenhum presidente é dono da verdade" e que esse é o momento de o Brasil mostrar que quer ser respeitado.
"A lei aqui no Brasil é pra todos de verdade, doa a quem doer", completou.