Valdemar diz que, se Tarcísio for candidato em 2026, será pelo PL

Presidente do PL afirma que governador de SP já manifestou intenção de disputar o Planalto pela legenda; Tarcísio é uma opção

Fernanda Tavares, Stêvão Limana e Manoela Carlucci, da CNN, São Paulo
Presidente do PL, Valdemar Costa Neto  • Beto Barata/PL
Compartilhar matéria

O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, indicou nesta segunda-feira, 25, que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o nome mais forte para representar o partido em uma eventual candidatura à Presidência da República em 2026.

Durante evento com empresários na capital paulista, Valdemar afirmou que o governador já sinalizou disposição para migrar ao PL caso decida disputar o Planalto. “Tarcísio já declarou. Eu tive um jantar com ele há um ano e meio atrás e ele falou: ‘Se eu for candidato, eu vou para o PL’. Logo depois, num recente jantar com governadores, ele falou na frente de cinco: ‘Sou candidato a governador, mas se eu for candidato a presidente, eu vou para o PL’”, relatou.

O dirigente também elogiou a gestão de Tarcísio à frente do governo paulista. “Foi uma surpresa para todos nós, um excelente governador com uma baita avaliação”, disse.

A fala ocorre em meio às articulações do PL para definir seu papel na sucessão presidencial, diante da inelegibilidade de Jair Bolsonaro. Valdemar tem reiterado que o partido terá candidatura própria em 2026 e, embora não tenha oficializado nenhum nome, Tarcísio desponta como principal opção.