Van Hattem senta em cadeira de Hugo e só sai após negociação

Presidente da Câmara teve dificuldades ao acessar seu lugar na Mesa Diretora da Casa em meio a ocupação de deputados

Da CNN Brasil, São Paulo
Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), tenta acessar cadeira da presidência, ocupada pelo deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS)
Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), tenta acessar cadeira da presidência, ocupada pelo deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS)  • Youtube/Câmara dos Deputados
Compartilhar matéria

Antes de retomar o controle da Câmara dos Deputados depois de uma ocupação, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), teve dificuldades para acessar a cadeira da presidência. Localizada no plenário, o móvel, que é utilizado por ele, estava sendo ocupado pelo deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS).

Van Hattem deixou o lugar depois de alguns minutos de conversa com outros congressistas, o que permitiu que Hugo Motta começasse a sessão.

A Mesa Diretora da Câmara, onde a cadeira é localizada no plenário, já estava sendo ocupada por parlamentares de oposição desde a noite do dia anterior. O movimento seria um protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), além de uma manifestação a favor do projeto que visa anistiar os condenados do 8 de janeiro.

A ocupação fez com que as atividades legislativas fossem obstruídas, tanto na Câmara quanto no Senado. Com a turbulência, Hugo Motta realizou reuniões com líderes partidários e convocou uma sessão às 20h30.

O presidente chegou ao plenário uma hora depois, e encontrou a mesa repleta de deputados de oposição, que permaneceram de pé mesmo com seus pedidos para que retornassem aos seus lugares no plenário.

A cadeira de Hugo também chegou a ser ocupada, entre outros, pela deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC), que levou um bebê de colo. 

*Publicado por Maria Clara Matos