Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Vice-presidente do PT recua de rompimento do partido com Freixo

    Washington Quaquá enviou uma proposta à Executiva Nacional para ser deliberada em reunião amanha às 12h30

    Leandro Resendeda CNN

    Rio de Janeiro

    Principal articulador do desembarque do PT do Rio da candidatura de Marcelo Freixo (PSB), o vice-presidente do PT, Washington Quaquá recuou do pedido de rompimento.

    Em proposta encaminhada à Executiva Nacional do partido para ser deliberada em reunião amanha às 12h30, Quaquá sugere que o partido autorize o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a subir em dois palanques na disputa pelo governo do Rio. A ideia defendida nos bastidores é que o petista possa também fazer campanha ao lado de Rodrigo Neves (PDT).

    O racha entre PT e PSB é discutido há meses. Em reunião nesta quinta (04), grupo havia decidido esperar até amanhã, data limite para o registro de candidaturas e chapas na Justiça Eleitoral, que o PSB retire a candidatura de Alessandro Molon ao Senado.

    O PT cobra que André Ceciliano, presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), seja o único candidato ao Senado na chapa de Freixo ao governo do Rio e que o PSB respeite um acordo que teria sido celebrado há meses para montagem da chapa fluminense.

    Agora o debate será outro: se Lula poderá ou não fazer campanha em dois palanques.

    Veja o texto da proposta apresentada por Quaquá ao Diretório Nacional

    Ampliar o palanque do Lula no Rio

    O Rio de Janeiro não é um estado qualquer. Qualquer decisão do Rio tem repercussão nacional, pela quantidade de eleitores e pela importância cultural do Rio para o Brasil.

    Rio também, desde os integralistas de Plinio Salgado na década 20 e Lacerda na década de 50/60; é terra da direita mais retrógrada e truculenta do Brasil. Não é à toa que é o berço do Bolsonarismo.
    Mas também foi aqui fundado o partido comunista e foi aqui que Getúlio Vargas amarrou o cavalo do obelisco e nacionalizou o trabalhismo, que foi sucedido e esquerdizado por Brizola.

    Aqui Lula fez o ousado comício de 1989 no primeiro turno na Candelaria, que lhe assegurou a ida pro segundo turno. Eu estava presente ainda como presidente do PT de Maricá, com 18 anos de idade. O Povo do Rio sempre amou Lula e impôs uma aliança nossa com o Brizolismo.

    No Rio não pode haver interesse individual ou de grupo que se sobreponha ao objetivo principal que é isolar o bolsonarismo nos seus 25 a 30% e ampliar a campanha Lula.

    As últimas divergências ocorridas em relação ao acordo feito e descumprido pelo PSB não podem prejudicar o principal. Por isso encaminho a direção nacional do PT a retirada de meu recurso e solicito que seja dada a orientação para a militância e que mesmo tendo dado o apoio formal do PT à chapa do PSB, que se busque ao máximo ampliar o palanque do presidente Lula, no Estado, ampliando nossa campanha e isolando o bolsonarismo.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.