Volta do horário eleitoral, Nobel da Paz e mais de 7 de outubro

Horário eleitoral gratuito retorna nesta sexta-feira (7) para o segundo turno, tanto para a eleição presidencial, quanto para as disputas de governador em 12 estados

CNN Brasil
Horário Eleitoral
Imagem da exibição do horário eleitoral gratuito  • Foto: Reprodução/Agência Brasil
Compartilhar matéria

O retorno do horário eleitoral gratuito para o segundo turno das eleições, e o prêmio Nobel da Paz concedido a ativistas pelos direitos humanos da Rússia, Ucrânia e Belarus estão entre os destaques desta sexta-feira (7).

Horário eleitoral gratuito retorna para segundo turno

O horário eleitoral gratuito retorna nesta sexta-feira (7) para o segundo turno, tanto para a eleição presidencial, quanto para as disputas de governador em 12 estados.

Para o segundo turno, que está marcado para o dia 30, os candidatos ao cargo em disputa terão tempos iguais — 5 minutos para cada um.

A propaganda para presidente da República será veiculada na televisão de segunda a sábado, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. No rádio, a propaganda para presidente vai ao ar de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10.

Lula faz caminhada em SP, Bolsonaro deve ir a Belém

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), adversários na disputa do segundo turno das eleições presidenciais, cumprem agenda em São Paulo e Brasília, respectivamente, nesta sexta-feira (7), dia que marca a volta do horário eleitoral gratuito na rádio e na televisão.

Lula participará de caminhada em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, com saída marcada para às 10h.

Bolsonaro estará em Brasília durante o dia. Na parte da noite, o presidente deve viajar a Belém, onde tem agenda prevista para o sábado (8).

Nobel da Paz vai para Ales Bialiatski e entidades russa e ucraniana

O defensor dos direitos humanos Ales Bialiatski, de Belarus, a Organização Russa de Diretos Humanos Memorial e a Organização Ucraniana de Direitos Humanos Centro de Liberdade Civil foram premiados, nesta sexta-feira (7), com o prêmio Nobel da Paz de 2022.

“Os laureados do Prêmio Nobel da Paz representam a sociedade civil em seus países de origem. Por muitos anos, eles promoveram o direito de criticar o poder e proteger os direitos fundamentais dos cidadãos”, explica a entidade.

Segundo o comitê de premiação, eles foram responsáveis por um esforço notável para documentar crimes de guerra, abusos dos direitos humanos e abuso de poder. E ainda demonstram a importância da sociedade civil para a paz e a democracia.

Campanhas de Lula e Bolsonaro avaliam estratégias para eleitorado religioso

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aliados evangélicos começaram a construir uma carta dedicada aos evangélicos com a defesa de valores cristãos, de acordo com fontes da campanha. O manifesto deve ser publicado na segunda-feira (10).

A articulação pelo apoio desse eleitorado religioso tem no comando a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). Diversos políticos religiosos ou não que apoiam Lula passaram a defender esta manifestação, após o primeiro turno. O voto evangélico é considerado decisivo no segundo turno.

A campanha do presidente Jair Bolsonaro discute uma forma de tentar vencer as resistências de parte da Igreja do Rio em realizar um grande ato com católicos no Cristo Redentor nessa reta final, dizem fontes da campanha.

Nos bastidores, interlocutores do presidente fizeram chegar a lideranças católicas do Rio durante o primeiro turno o interesse em um grande ato no Cristo Redentor, mas houve resistências sob a justificativa de que seria melhor evitar vinculação da instituição com a política.

Em meio à crise da guerra, Putin completa 70 anos com uma oração por sua saúde

O presidente Vladimir Putin completou 70 anos nesta sexta-feira (7), em meio a cumprimentos de subordinados e um apelo do patriarca Kirill para que todos os leigos e clérigos rezem pela saúde do líder supremo da Rússia mais longevo desde Josef Stalin.

Putin, que chegou ao cargo mais alto do Kremlin no último dia de 1999, está enfrentando o maior desafio de seu governo depois que a invasão da Ucrânia desencadeou o mais grave confronto com o Ocidente desde a crise dos mísseis cubanos de 1962.

Em seu aniversário, Putin deve participar de uma cúpula informal da Comunidade de Estados Independentes em São Petersburgo, a antiga capital imperial fundada por Pedro, o Grande, que é sua cidade natal.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

*Publicado por Léo Lopes