Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Waack: Reforma não diz quanto vamos pagar de impostos

    Com a reforma tributária e a regulamentação dela vamos ter aumento ou diminuição da carga tributária? Ninguém sabe ao certo

    William Waack

    A regulamentação da reforma tributária começou hoje. E o que interessa a todo mundo é uma coisa só: vou pagar quanto de imposto?

    Sinto decepcioná-los, mas não tenho como dar essa notícia. Fala-se em várias faixas de alíquotas. A mais citada é uma de 25,7% até 27,3%. Mas o fato é que ninguém sabe ao certo.

    O motivo dessa incógnita é simples. A alíquota que todos vamos pagar depende do tamanho das renúncias fiscais, regimes especiais e por aí vai. Como não tem mágica nisso, o que todos pagam depende de quantos vão pagar menos.

    Esses 25% a 27% de alíquota colocaria esse imposto único no Brasil entre os mais altos senão o mais alto do mundo.

    A reforma tributária foi aprovada no ano passado e agora vem a tal regulamentação – que é a soma de detalhes nos quais, como se sabe, mora o diabo.

    O texto entregue hoje ao Congresso tem quinhentos artigos e trezentas páginas. E uma outra grande pergunta, além de saber quanto vai ser essa alíquota do imposto sobre o consumo.

    Com a reforma tributária e a regulamentação dela vamos ter aumento ou diminuição da carga tributária? Ninguém sabe ao certo. Mas ninguém acha que será menor que a atual.