Wagner Rosário, ex-ministro de Bolsonaro, é aprovado para o TCE-SP

Plenário da Alesp aprovou por 59 votos a favor e 16 contra a indicação feita pelo governador Tarcísio de Freitas para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas

Laura Molfese, da CNN*, São Paulo
O controlador-geral do Estado, Wagner Rosário  • Foto: Fernando Frazão - 15.jun.2017/Agência Brasil
Compartilhar matéria

A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprovou, na última terça-feira (23), a indicação do controlador-geral do Estado, Wagner Rosário, como conselheiro do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo). 

O plenário aprovou, por 59 votos a favor e 16 contra, a indicação feita pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Desde quando Rosário foi sabatinado, o processo até a aprovação durou três semanas. 

No novo cargo, Rosário irá fiscalizar e julgar a gestão dos recursos públicos estaduais e municipais, incluindo a prestação de contas de gestores públicos e de entidades. 

Antes da indicação ao órgão de contas estadual, o controlador-geral era citado como um nome potencial para assumir a Casa Civil de São Paulo no lugar de Arthur Lima. 

Quem é Wagner Rosário

Natural de Minas Gerais (MG), o novo conselheiro do TCE-SP é formado em Ciências Militares pela Academia das Agulhas Negras e possui mestrado em Combate à Corrupção e Estado de Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha. 

Além de controlador-geral do Estado, Rosário foi ministro da CGU (Controladoria-Geral da União) de junho de 2017 a dezembro de 2022, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). À época, Tarcísio ocupava o cargo de ministro da Infraestrutura.

*Sob supervisão de Renata Souza