Do Norte: Zaynara é indicada pela 1ª vez ao Grammy Latino 2026
Cantora paraense concorre na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com “Amor Perene”; cerimônia será realizada em novembro, em Las Vegas

A cantora paraense Zaynara, de 25 anos, recebeu nesta quarta-feira (16) a primeira indicação ao Grammy Latino. Nascida e criada em Cametá, no nordeste do Pará, a artista concorre na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com o disco “Amor Perene”, lançado em 2025.
A indicação foi anunciada pela Academia Latina da Gravação entre os concorrentes da 27ª edição da premiação. A cerimônia do Grammy Latino está marcada para 12 de novembro, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A edição deste ano reúne indicados em 60 categorias.
Ao saber da indicação, Zaynara celebrou o reconhecimento e destacou a importância do álbum em sua trajetória. “Eu estou muito emocionada que é até difícil trazer em palavras! Por mais que eu torcesse, ver mais um sonho se consolidando em tão pouco tempo de carreira é sempre muito impactante, ainda mais por ser esse: uma indicação ao Grammy Latino.”
Segundo a cantora, “Amor Perene” representa também uma nova fase artística. O álbum marcou a primeira experiência dela como compositora e trouxe referências do Pará para diferentes sonoridades do Beat Melody.
“‘Amor Perene’ é um álbum muito especial, foi a primeira vez que pude me experimentar como compositora, sobre o meu Pará e também trazer diferentes sonoridades ao Beat Melody. Essa indicação é ainda o resultado de muito esforço e dedicação da minha equipe e do apoio dos meus fãs, de quem eu sempre sou grata por tanto amor”, afirmou.
Álbum traz referências aos rios do Pará
Lançado em 2025, “Amor Perene” é o segundo álbum de estúdio de Zaynara e foi produzido por Márcio Arantes. O projeto foi o primeiro trabalho da cantora após a assinatura com a Sony Music Brasil e reúne 10 faixas.
No disco, a artista amplia as possibilidades do Beat Melody e se apresenta também como compositora. Entre as músicas que ganharam destaque estão “Perfume da Bôta” e “Amazônia Menu”.
O álbum conta ainda com duas participações: “Aceita Meu Tchau”, com Raphaela Santos, e “5 Estrelas”, com Tierry. O conceito do trabalho está ligado à relação da cantora com os rios amazônicos. Na época do lançamento, Zaynara explicou que a ideia surgiu da própria vivência às margens do rio.
“Eu nasci e cresci na beira do rio. Quis falar sobre isso, sobre esse rio que nunca para de correr, mesmo com as cheias e as secas, que é como o amor e igual ao cuidado com a gente mesma”, resumiu a artista.


