Quer saber como escolher o ventilador ideal? Te ajudamos

Entre ondas de calor e dias úmidos, investir em conforto térmico se torna indispensável

Victória Gorski, da CNN Review
homem em frente ao ventilador em um dia de calor extremo
Fenômeno La Ninã, que acompanha irregularidades climáticas, pode durar até fevereiro de 2026.  • Foto: Freepik
Compartilhar matéria

Com a alta das temperaturas, até mesmo ficar dentro de casa pode se tornar um desafio. O clima quente (e, pra piorar, o ar seco) pede soluções práticas. Nessas horas, nada melhor do que investir em um bom ventilador para chamar de seu e aliviar o calor excessivo. Mas como saber qual o modelo ideal para atender às suas necessidades?

Alcançando temperaturas extremas, o verão de 2025 foi o segundo mais quente da história, perdendo apenas para o ano anterior, que teve a influência do fenômeno El Ninõ, quando as águas superficiais do oceano Pacífico Equatorial ficam mais quentes do que o normal. Ainda assim, as temperaturas ficaram a somente 0,05°C abaixo do recorde de 2024, de acordo com dados do Climatempo.

Para 2026, o fenômeno La Ninã (que é o exato oposto do seu irmão), pode durar até fevereiro, de acordo com a Administração Atmosférica e Oceânica dos EUA (NOAA). Ainda que provoque maior nível de chuvas e uma leve queda nas temperaturas globais, é também acompanhado de uma maior irregularidade no clima — com alternância entre períodos mais frios, quentes e secos, variando conforme a região. Ou seja, vale a pena se antecipar e investir em um bom ventilador para enfrentar as variações típicas dessa época.

O mercado oferece uma grande variedade de ventiladores. Dos modelos mais famosos, estão os de teto, os de mesa e torre, estes últimos geralmente com um investimento um pouco maior. Confira a seguir suas principais diferenças e quando vale a pena comprar cada um.

Ventiladores de chão e de mesa

Com preço mais acessível, os ventiladores de chão e de mesa conquistam pela praticidade, já que podem ser facilmente transportados entre os cômodos da casa. Os modelos de mesa, mais compactos, são ótimos para deixar perto da mesa de escritório ou até mesmo na cozinha. Já os de chão, com altura elevada, podem te acompanhar na sala ou no quarto.

No entanto, esses modelos costumam ter menor potência — em geral, com até três velocidades — e atingem apenas um ponto específico do ambiente, mesmo quando possuem a função de oscilação.

Ventiladores de teto

Já os modelos de teto costumam circular melhor o ar por todo o ambiente, sendo uma boa opção para quem não abre mão de um clima mais fresco na hora de dormir. Por outro lado, a maior dificuldade de instalação faz com que ele perca alguns pontos, além de nem sempre se adequar à estrutura de todos os tipos de residência, como as que apresentam teto rebaixado.

Ainda assim, é uma opção econômica, durável e prática, com modelos que incluem controle remoto, facilitando o uso no dia a dia.

Ventiladores de torre

Os ventiladores de torre se destacam pelo baixo nível de ruído, função de temporizador e variedade de modos e velocidades, além de ganhar pontos pelo design moderno e compacto, mais atraente do que os modelos de chão tradicionais.

Por outro lado, podem ser um desafio para quem sofre de rinite ou alergias, já que a limpeza das pás é mais complicada devido ao seu formato fechado e estreito.

"CNN Review é um guia de produtos e serviços para te ajudar a fazer escolhas inteligentes para uma vida mais simples e prática. O conteúdo é criado pelo time CNN Review, sem atuação do time de jornalismo hard news da CNN Brasil. A CNN pode receber uma parcela das vendas dos produtos recomendados. Preços e ofertas não influenciam os critérios de escolha editorial."