LogoLogo

Sol, praia e amores improváveis: 8 romances para ler neste verão

Confira a nossa seleção para aproveitar com o pé na areia, a caipirinha e um bom livro em mãos

Victória Gorski, da CNN Review
livros-romance-verão
Com histórias envolventes de amores improváveis, os romances de verão seguem fazendo sucesso no universo literário  • Foto: boryanam/Freepik
Compartilhar matéria

Os dias de calor pedem praia, piscina ou diversão entre amigos. No entanto, também há momentos que convidam à introspecção e, nesses casos, nada melhor do que aquelas histórias que te prendem do começo ao fim. Seja nos filmes ou nos livros, fato é que nada é mais agradável do que aproveitar vivendo o verão dentro e fora da ficção.

Não é de hoje o sucesso dos amores de verão no universo da ficção. Do primeiro encontro de Sandy e Danny, em Grease, ao mais recente lançamento da Netflix, De Férias com Você, a fórmula do “romance com data marcada” se consolidou como uma das favoritas do público e segue sendo uma aposta certeira de sucesso.

Embora não exista um “livro fundador” do amor de verão, Paulo e Virgínia, do escritor francês Bernardin de Saint-Pierre, é frequentemente citado como o pioneiro do subgênero, reunindo juventude, intensidade e o verão com o caráter simbólico. De lá pra cá, a trama foi reaproveitada das mais diversas formas — seja para as telonas ou novas edições.

No chamado BookTok — apelido dado a quem cria conteúdo sobre literatura no TikTok —, os romances disparam entre os títulos mais populares. Marcadas pela intensidade e pela incerteza do futuro, as histórias de verão conquistam justamente por retratar paixões que vivem o agora, sem garantias mas com sentimentos à flor da pele.

E para quem gosta de investir na fantasia, a dica aqui é aproveitar os meses mais quentes para mergulhar nos clichês do summer love, seja para ler em casa ou à beira mar.

Pensando nisso, o CNN Review separou 8 livros de romances de verão para você aproveitar os dias ensolarados. Confira!

Amores de Verão

Para quem ama o famoso enemies to lovers, Imperfeitos, de Christina Lauren, narra a história de Olive, uma jovem que se considera extremamente azarada em todas as áreas da vida: no trabalho, nas relações pessoais e, principalmente, no amor. Tudo começa a mudar no dia do casamento de sua irmã gêmea, quando uma grave intoxicação alimentar atinge praticamente todos os convidados — exceto a garota azarada e Ethan, o irmão do noivo.

Para evitar o prejuízo da lua de mel já paga, os dois acabam sendo “convocados” a viajar no lugar dos recém-casados. O único problema? Olive e Ethan mal conseguem ficar no mesmo ambiente sem discutir.

Já os fãs de romances de verão e de histórias em que amizades se transformam em algo a mais podem apostar no fenômeno da Trilogia do Verão, escrita por Jenny Han. A narrativa, que bombou graças à adaptação da Prime Video, acompanha Belly e os irmãos Conrad e Jeremiah. Inseparáveis desde a infância, o trio vê sua dinâmica se transformar com a chegada da adolescência, fase marcada por descobertas e sentimentos conflitantes.

Da mesma autora de De Férias com Você, Lugar Feliz acompanha a história de Harriet e Wyn, um casal que parece perfeito aos olhos de todos. No entanto, meses antes da tradicional viagem de férias com os amigos da faculdade, os dois terminam o relacionamento. Para não estragar o reencontro anual, eles decidem manter o término em segredo e fingir que ainda estão juntos durante a viagem. Mas será que esse término sobrevive ao verão?

Taylor Jenkins Reid, autora de sucessos como Os Sete Maridos de Evelyn Hugo e Daisy Jones & The Six, descreve o livro de Emily Henry como uma narrativa esperta, ensolarada e sexy — perfeita para os dias de calor.

Quem prefere o clichê dos “opostos se atraem”, pode apostar no best-seller Aconteceu Naquele Verão. Na trama, Tessa Bailey nos conta a história de Piper, uma it girl cobiçada de Los Angeles, e Brendan, um rabugento capitão de barco. Após uma noite de farra, o padrasto de Piper decide enviá-la para Westport, uma cidade pesqueira no litoral. É lá que o casal se conhece e, mesmo frente às diferenças, acaba se aproximando de forma inevitável, em um verão marcado por descobertas, provocações e sentimentos.

Famosos no TikTok, Até o Fim do Verão, de Abby Jimenez, e Uma Tempestade de Verão, K. L. Walther, também são apostas certeiras para quem quer mergulhar nos romances clichês durante a estação.

Na obra de Jimenez conhecemos Justin, um jovem que acredita sofrer de uma terrível maldição: sempre que um relacionamento seu chega ao fim, sua ex encontra o amor da vida logo em seguida. É então que Emma encontra seu desabafo nas redes sociais e se identifica com sua história.

Buscando quebrar a maldição, o casal decide então engatar em um relacionamento, com data estipulada para o término. Assim, ambos poderiam conhecer os supostos amores da sua vida ao fim da relação. Mas, como era de se esperar, o que deveria ser apenas um romance temporário de verão, em um chalé isolado no lago Minnetonka, começa a mudar de rumo quando imprevistos surgem.

Já em Uma Tempestade de Verão acompanhamos a história de Meredith, uma jovem que se vê isolada dos demais após perder sua irmã. Longe dos amigos, família e até mesmo de seu antigo parceiro, a garota decide então passar o verão em Martha’s Vineyard, destino anual de sua família. Disposta a honrar a memória da irmã, Meredith acaba formando uma aliança inesperada que muda o rumo de seus planos e a obriga a encarar sentimentos que acreditava ter deixado para trás.

Ainda no campo dos romances sensíveis, em Uma Tempestade de Verão, Carley Fortune acompanha Percy, uma jovem que retorna à pequena cidade litorânea onde passou a maior parte dos verões da sua vida. Anos antes, a garota viveu um romance intenso com Sam Florek, que terminou de forma abrupta e dolorosa. Agora adulta, lidando com escolhas profissionais incertas e um sentimento constante de deslocamento, ela é obrigada a confrontar o passado ao reencontrar Sam após a morte de sua mãe.

Já em Um Amor Problemático de Verão, romance de Ali Hazelwood, conhecemos Maya Killgore, uma jovem de 23 anos que ainda tenta descobrir quem é e o que quer da vida; e Conor Harkness, aos 38, é tudo o que ela acredita que deveria evitar: mais velho, bem-sucedido, melhor amigo de seu irmão — e completamente fora de alcance.

Quando o irmão de Maya decide se casar na Itália, os dois são obrigados a conviver por uma semana em uma charmosa vila na Sicília. Entre praias ensolaradas e ruínas antigas, Maya começa a perceber que Conor esconde mais do que aparenta.

Acompanhe Cultura e Entretenimento nas Redes Sociais
"CNN Review é um guia de produtos e serviços para te ajudar a fazer escolhas inteligentes para uma vida mais simples e prática. O conteúdo é criado pelo time CNN Review, sem atuação do time de jornalismo hard news da CNN Brasil. A CNN pode receber uma parcela das vendas dos produtos recomendados. Preços e ofertas não influenciam os critérios de escolha editorial."