Quer gravar com qualidade? Saiba como escolher o microfone ideal para o seu conteúdo
De podcasts a gameplays, saiba quais características observar na hora de investir em um bom microfone

Seja para jogar, gravar conteúdo ou produzir um álbum amador, ter um bom microfone em mãos é essencial para um resultado de qualidade. Com supressão de ruído e tratamento de voz, o mercado oferece uma variedade de modelos. Entre as principais opções, há desde microfones condensadores, ideais para gravações em estúdio e podcasts, até os dinâmicos, que se destacam pela durabilidade e pela boa captação em ambientes ruidosos.
Antes da compra, o coordenador do Curso de Música do Centro Universitário FMU FIAMFAAM, Sérgio Moreira, recomenda definir a sua finalidade de uso, além de considerar a diretividade do microfone.
Eles podem ser omnidirecionais, captando o som igualmente em todas as direções; bidirecionais, captando na frente e atrás; cardióides, que tende a captar com mais precisão os sons vindo da frente e isolar ruídos externos e os super e híper-cardióides, que registram parcialmente os sons vindos de trás, o que pode ser útil para aumentar o ganho sem gerar microfonia.
Em relação a qualidade de captação, enquanto os microfones condensadores entregam uma qualidade de som superior, eles também são mais sensíveis a ruídos externos e exigem uma fonte de alimentação, o que os torna ideais para produções profissionais em estúdio. Já os modelos dinâmicos atendem bem quem está começando: oferecem boa captação, resistência a interferências e, de quebra, aparecem em faixas de preço mais acessíveis no mercado:
“Para iniciantes, um microfone dinâmico cardioide costuma ser a melhor opção, por ser resistente, versátil e menos sensível a ruídos externos, especialmente em ambientes sem tratamento acústico”, explica o coordenador. Para vídeos caseiros ou gravações externas, as lapelas também ganham destaque por seu tamanho compacto e boa captação de som.
Pensando nisso, o CNN Review selecionou seis modelos para quem quer investir em um bom microfone — seja para gravar podcasts, fazer lives ou aprimorar a qualidade dos vídeos.
Dinâmicos
Seja para palestras, karaokes e até mesmo apresentações de stand-up, os microfones dinâmicos costumam ser omnidirecionais ou cardióides, sendo as opções mais tradicionais do mercado. Com funcionamento por fio ou sem, são recomendados para usos que exigem mobilidade e robustez, uma vez que suportam volumes sem distorcer o som. Além disso, dispensam costumam ter preço mais acessível em comparação aos condensadores.
Lapela
Para vídeos externos, em movimento, entrevistas ou apenas para melhorar a qualidade do seu TikTok, os microfones de lapela são as opções mais práticas e populares do momento. Pequenos e discretos, podem ser conectados diretamente ao celular, à câmera ou a transmissores sem fio, garantindo liberdade de movimento e captação clara da voz mesmo em ambientes abertos.


Condensadores
Recomendados para podcasts, streams e gravações em estúdio, os microfones condensadores costumam ser de mesa e podem ter captação cardióide ou supercardióide, priorizando sons vindos da frente e reduzindo ruídos laterais. Graças à alta sensibilidade, entregam áudio detalhado e limpo, ideal para produções que exigem qualidade profissional — embora demandem um ambiente mais controlado e, em alguns casos, uma fonte de alimentação externa.



