Psicóloga dá dicas para lidar com estresse em meio à crise da COVID-19


Da CNN, em São Paulo
04 de abril de 2020 às 17:19

Em entrevista à CNN, a psicóloga Maria Elisa Moreira citou neste sábado (4) dicas para lidar com situações de crise, como é o caso do isolamento durante o avanço do coronavírus.

"Qualquer profissional está com o pensamento nessas questões, que passam por endividamento das pessoas e organizações, medo da própria doença, duração incerta [da quarentena]. E tudo isso é fator estressante", avalia ela.

A psicóloga dá três dicas para passar por esses momentos:

- Analisar como estão os pensamentos

- Registrar as emoções

- Prestar atenção nas ações com as pessoas ao redor

"Em uma situação de crise, ter pensamentos muito negativos não ajuda muito, então, se você tiver consciência deles, pode perceber quando começam a fazer parte do seu repertório e pender para um lado mais positivo", orienta.

A psicóloga diz que olhar para essa tríade pode ajudar a fazer um pequeno diagnóstico. Se houver muito negativismo, irritabilidade e ações inadequadas, o recomendado é "buscar mecanismos dentro da sua realidade" para combatê-los. "Alguns meditam, outros rezam ou fazem ioga e academia", exemplifica.

Também neste sábado, o psicólogo Júlio Peres defendeu que o sorriso é o melhor remédio para lidar com a crise, e listou dicas de como preservar a saúde mental nesses momentos críticos.