Máscara x óculos: é possível conciliar os dois sem enlouquecer na pandemia?

Saiba o que você pode fazer para higienizar corretamente as suas lentes e aliviar desconfortos, como da haste e do elástico atrás da orelha

Stephanie Bevilaqua, Da CNN, em São Paulo
11 de maio de 2020 às 13:09
"É importante ressaltar que devemos limpar os óculos assim que chegarmos em casa", diz a oftamologista Claudia Del Claro. 
Foto: VK Studio/Shutterstock

O uso de óculos de grau junto à máscara de proteção têm gerado desconforto e algumas dúvidas em quem precisa conciliar os dois itens. As lentes embaçam e a armação disputa espaço com o elástico atrás das orelhas, ao mesmo tempo que não podemos colocar as mãos no rosto para ajustar algum possível incômodo.
 
“A lente embaça porque enquanto você está com a máscara, sobe o calor da sua respiração, e quando ele entra em contato com a lente fria, esse calor se condensa”, explica a oftalmologista Claudia Del Claro, Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). 

“Estou trabalhando de casa e por isso saio pouco. Quando preciso, antes de sair, posiciono tudo direitinho e testo para ver se está vazando ar e já faço todos os ajustes ainda com as mãos limpas. Na rua, tento, religiosamente, não pôr a mão no rosto”, conta a editora de áudio Julia Teles. 
 
“Eu, normalmente, lavo os meus óculos com detergente – antes e depois de sair de casa”, relata Julia. “É um pouco desconfortável. Às vezes parece que eles vão cair com tudo junto na orelha, mas também dá uma sensação de segurança por proteger o rosto inteiro. Meu grau nem é alto, e ainda assim prefiro usar os óculos ao sair de casa”, diz Julia. 
 
Ramona Oliveira é enfermeira na UTI do Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo. Ela relata o incômodo e diz que, além do uso dos óculos de grau e máscara, também tem que usar outros equipamentos para proteger a região dos olhos – sejam outros óculos de proteção ou a face shield (máscara antirrespingos, que ajuda a prevenir a transmissão de doenças contagiosas). 
 
“Os óculos embaçam dependendo do jeito que a máscara fica acoplada. Eu higienizo os meus de grau com detergente neutro e passo álcool 70% na armação”, fala Ramona.

Antiembaçantes e higienização

Claudia defende que o detergente neutro e a água fria são as melhores formas de você limpar os seus óculos. Já o álcool "detona o antirreflexo da lente. Mesmo na haste, o uso  resseca o acetato e pode quebrá-la com o tempo", fala a oftamologista.

Uma das promessas de solução para o problema, que têm circulado pela internet, é o uso de sabonete para evitar o incômodo embaçamento. “Realmente, se você passar o sabonete na sua lente, ele vai fazer com que ela não embace, porque vai formar uma película e o vapor não vai aderir à peça”, conta a médica. 

Segundo a especialista, o uso de sabonetes nos óculos resolve o embaçamento temporariamente, não prejudica a visão, mas pode custar caro ao usuário. “A composição química alcalina do sabonete (como soda cáustica e hidróxido de sódio) danifica as camadas antirreflexo da lente, imprimindo riscos e embaçados permanentes", relata a médica. 
 
Para higienização dos óculos, Claudia recomenda o uso de soluções de limpeza antiembaçantes à venda no mercado. Ela também ressalta que o uso de antiembaçantes automotivos não é recomendado, pois também danifica as lentes.

Ajuste a máscara

Claudia diz que afrouxar a parte inferior da máscara para o ar escapar para baixo é uma solução para evitar que a lente embace. Pegar um lenço de papel fininho, dobrar em quatro e colocar na parte superior da máscara, perto dos olhos, também é uma solução, de acordo com a oftamologista, “pois ele vai absorver o calor do rosto, o suor da pele e isso evita que as lentes dos óculos embacem”.

Ela também recomenda o uso de uma fita micropore na região superior do nariz para melhor aderência do acessório e segurar o escape de ar da máscara em direção aos óculos. 

Uma outra dica é abrir um clipes e colocá-lo por dentro da costura da máscara na parte superior “assim você consegue moldar essa máscara”, explica a médica em um de seus vídeos sobre o assunto no Youtube. Mas “cuidado para não se arranhar nem se machucar”, completa. 

Nos casos em que o incômodo é ocasionado pela junção das hastes e elásticos nas orelhas, Claudia recomenda afrouxar um pouco a amarração inferior da máscara. "Você pega um outro elático e amarra entre os da máscara. Também pode fazer com um pano ou uma cordinha", explica. 

Claudia ressalta a importância de lavar os óculos ao chegar em casa. "Assim como lavamos as mãos, as roupas e não entramos com os sapatos no interior da nossa residência, a higienização dos óculos ao chegar em casa deve fazer parte das medidas de combate à pandemia da Covid-19".