Entenda o risco de contágio do novo coronavírus em ambientes coletivos


Luana Massuella e Felipe Boldrini, Da CNN, em São Paulo
18 de maio de 2020 às 15:42

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as medidas básicas de proteção contra o novo coronavírus incluem: lavar as mãos frequentemente, tomar medidas de higiene respiratória, manter distância social e evitar tocar os olhos, nariz e a boca. Porém, em alguns momentos a ida a locais públicos são inevitáveis, e as pessoas precisam transitar por elevadores do condomínio, supermercados ou até no transporte público.

O novo coronavírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19, é um vírus respiratório que é transmitido de uma pessoa infectada (com sintomas ou assintomática) para outras pessoas através das gotículas espalhadas no ar ao falar, tossir ou espirrar. “Essas gotículas com o vírus podem entrar na boca ou nariz de outra pessoa, e atingir as mucosas das vias aéreas superiores, como o nariz, e a garganta, induzindo uma resposta inflamatória”, comenta Bernadette de Melo Franco, microbiologista. E é aqui que a pessoa se infecta. 

Leia também:

SP não recebeu um único respirador do governo federal, diz Doria
Vacina contra Covid-19 da Moderna pode estar disponível em janeiro de 2021

As gotículas com o vírus podem permanecer suspensas no ar por, segundo alguns estudos científicos, em média 1 hora. "Quanto mais quente e seco o ambiente, mais rápida é a desidratação dessas gotículas em suspensão e menor é a suspensão destes vírus no ar", conta Bernadette de Melo Franco à CNN.

Essas gotículas também podem se manter nas superfícies, e por isso a importância de evitar a transferência das mãos ao rosto. Mas especialistas alertam que não precisa alarde: é impossível fazer a desinfecção de todas as superfícies dos locais públicos que você vai visitar. “A infecção só vai acontecer se essa secreção que está nas mãos forem até as mucosas do nariz, dos olhos ou da boca”, diz o infectologista Renato Grinbaum à CNN.

Objetos com que precisamos ter mais cuidado em locais públicos:

- Maçanetas
- Botão de elevador
- Torneiras
- Carrinhos de supermercado

Experimento mostra vestígios de toques deixados no transporte público
Experimento mostra vestígios de toques deixados no transporte público
Foto: CNN (16.mai.2020)