Médico diz ser 'bastante importante' produção de vacina para nova gripe suína

Jean Gorinchteyn, infectologista do Instituto de Infectologia Emilio Ribas, falou sobre uma possível nova pandemia

Da CNN, em São Paulo
30 de junho de 2020 às 16:56

O infectologista Jean Gorinchteyn, do Instituto de Infectologia Emilio Ribas, afirmou em entrevista para a CNN nesta terça-feira (30) que é "bastante importante" já começar a desenvolver uma vacina para o novo tipo de gripe suína, que pode infectar humanos e tem potencial para causar uma futura pandemia.

"O desenvolvimento de uma vacina já é algo necessário para que, a partir do momento que tivermos essa possibilidade de transmissão inter-humana, o indivíduo já esteja imunizado", disse.

Segundo um estudo divulgado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences na segunda-feira (29), pesquisadores chineses descobriram a nova doença, que ganhou o nome de vírus G4 e é geneticamente descendente da gripe suína H1N1.

Assista e leia também:

Pesquisadores da China descobrem nova gripe suína com 'potencial pandêmico'

"O H1N1 foi exatamente isso em 2009. Veio de uma modificação de um material genético de um porco, que acabou se adaptando muito bem no ser humano, e a nova modificação que aconteceu no organismo humano fez com que a transmissão entre os humanos fosse muito clara e rápida", explicou.

Segundo Gorinchteyn, esta nova doença é muito diferente do novo coronavírus, que ainda não se sabe exatamente como se comporta e está sendo estudada a segurança e a eficácia de uma possível vacina.

(Edição: Bernardo Barbosa)