Média de mortes por Covid-19 em SP cai 17% e alcança menor número desde maio


Pedro Duran, da CNN Brasil em São Paulo
26 de setembro de 2020 às 17:16 | Atualizado 26 de setembro de 2020 às 20:31

O balanço de mortes por coronavírus divulgado pelo governo de São Paulo registra 186 vítimas da doença neste sábado (26). Com isso, a média semanal foi de 162 mortes por dia, igualando ao mês de maio, quando a curva começou a crescer mais significativamente. A queda foi de 17% em relação à semana anterior, quando foram registradas 194 mortes por dia em média.

O estado ficou 14 semanas acima do patamar de 200 mortes pela Covid-19 por dia. O mês de setembro inteiro ficou abaixo desse patamar em todas as semanas, com uma média de 183 mortes por dia. Na terceira semana de julho, o número chegou a atingir 278 mortes por dia, fechando o mês com uma média de 257 mortes diárias.

Para o cálculo, a CNN utiliza como base a semana epidemiológica. Essa é a mesma referência usada pelo Ministério da Saúde e pelo governo de São Paulo. Nela, os números são somados de sábado a domingo e divididos por sete, que são os dias da semana. 

Os especialistas consideram a média móvel ou média semanal mais adequada pra medir a evolução da doença, porque aos finais de semana muitos órgãos como agências funerárias, secretarias de saúde, cartórios e hospitais trabalham com expediente reduzido. Isso provoca um represamento nos dados, fazendo os números diários de domingo e segunda serem sempre mais baixos que o restante da semana.