Pfizer atrasa entrega de novo lote de vacina para a Espanha

Empresa enfrentou problemas na manutenção da temperatura das doses; dificuldades de logística também aconteceram na Alemanha

Inti Landauro, da Reuters
28 de dezembro de 2020 às 11:03
Vacina da Pfizer é preparada para aplicação em hospital de Boston, nos EUA
Foto: Craig F. Walker - 16.dez.2020/Reuters

A Pfizer adiou em um dia a entrega de um novo lote da vacina contra o novo coronavírus para a Espanha, disse o ministro da saúde espanhol, Salvador Illa nesta segunda-feira (28). A entrega, que deveria ter acontecido hoje, será na terça-feira.

Segundo Illa, a empresa teve problemas na manutenção da temperatura adequada durante o processo de carregamento e envio das doses. O ministro acrescentou que o problema já foi resolvido.

"Elas (as vacinas) estarão disponíveis amanhã, pela manhã, em todos os postos de vacinação", disse em entrevista à rádio Cadena SER. A Espanha iniciou a vacinação no domingo (27).

O ministro espera que cerca de 70% da população do país seja imunizada até o final do verão.

Leia e assista também:

'A melhor vacina é a que vai chegar no braço do cidadão', diz epidemiologista

Vacina contra Covid-19 nos EUA pode acelerar liberação no Brasil

O atraso na Espanha acontece depois de a campanha de vacinação na Alemanha ter enfrentado atrasos em várias cidades. Rastreadores de temperatura mostraram que cerca de mil doses de vacinas da Pfizer/BioNTech podem não ter sido mantidas frias o suficiente durante o envio.

Neste mês, a BioNTech disse que uma vez retirada do freezer, a vacina poderia ser armazenada por até cinco dias entre 2ºC a 8ºC e em temperaturas de até 30ºC por até duas horas, antes de sua aplicação.

As caixas térmicas projetadas pela Pfizer são equipadas com rastreadores GPS para que as empresas possam lidar com possíveis problemas de armazenamento durante o trajeto.

A vacina, que usa a nova tecnologia mRNA, deve ser armazenada a cerca de -70ºC antes de ser enviada aos centros de distribuição, dentro de caixas térmicas especialmente projetadas e cheias de gelo seco.