Anvisa certifica fábricas de vacinas da Pfizer

Documentação é pré-requisito para pedido de registro de vacina no Brasil

da CNN, em São Paulo
19 de janeiro de 2021 às 20:12


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu nesta terça-feira (19) o certificado de boas práticas de fabricação para a Pfizer. Ao todo, quatro fábricas participam do processo de produção da vacina da farmacêutica.

A agência reguladora já tinha avaliado três delas. Faltava apenas esta última, que foi aprovada nesta terça. Essa documentação é pré-requisito para pedir à Anvisa o registro de vacinas contra a Covid-19.

A Anvisa também divulgou que concluiu a análise da segunda fábrica que participa do processo de desenvolvimento da vacina da Janssen. São três no total, faltando apenas a análise de um laboratório para que a empresa também receba o certificado de boas práticas.

A Sinovac, responsável pela Coronavac, e a Astrazeneca, desenvolvedora da vacina de Oxford, já têm esse certificado.

A etapa de certificação de boas práticas pode ser feita de duas formas: inspeção realizada, de forma presencial, pela Anvisa, como ocorreu nos laboratórios da Astrazeneca e da Sinovac, ou com a análise de relatórios de inspeção elaborados por autoridades reguladoras com equivalência regulatória à agência brasileira.

Os laboratórios da Pfizer e da Janssen foram avaliados a partir destes relatórios.