Prefeitura de SP busca antecipar vacinação de idosos entre 85 e 90 anos

Cinco pontos de vacinação por drive-thru passarão a funcionar a partir desta segunda-feira (8)

Produzido por Elis Franco, da CNN em São Paulo
07 de fevereiro de 2021 às 15:56 | Atualizado 08 de fevereiro de 2021 às 15:22


 

Novos locais de vacinação estão sendo abertos em São Paulo para atender idosos com 90 anos ou mais a partir desta segunda-feira (8). Em entrevista para a CNN, o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, falou sobre a negociação que a capital está tendo com o Governo do Estado para tentar antecipar a vacinação dos idosos entre 85 e 90 anos. 

Segunde ele, a pedido do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), será possível antecipar a vacinação dos idosos com mais de 90 anos. "Foi um grande sucesso: 16.360 idosos se vacinaram em dois dias de um universo de 32.800. Com isso a vacinação prevista para os idosos entre 85 e 90 previstas para 15 de fevereiro, nós estamos discutindo com o Governo do Estado a possibilidade de anteciparmos esta vacinação".

Ele falou também sobre a ampliação da campanha de vacinação em São Paulo e fez um panorama sobre como está o cronograma no estado. 

"Nós estamos no processo final de vacinação dos profissionais de saúde na cidade. Inclusive na próxima terça-feira (9), a gente inicia a vacinação de profissionais de saúde autônomos, aqueles que têm consultórios particulares, com mais de 60 anos", diz.

 

Segundo ele, a vacinação da população indígena e de idosos em instituições de longa permanência, asilos ou acamados já foram finalizadas. "A estratégia toda é encerrarmos a vacinação dos profissionais de saúde e avançarmos na dos idosos", diz.

O secretário disse que "a partir de amanhã, segunda-feira (8), serão adicionados mais três centros-escolas, 468 unidades básicas de saúde estão vacinando. E também indo a casa daqueles idosos que não podem se locomover". 

Também segundo aparecido, a partir desta segunda haverá cinco pontos de drive-thru na cidade:

  • Estádio do Corinthians
  • Estádio do Pacaembu
  • Anhembi
  • Autódromo de Interlagos
  • Igreja Boas Novas, de Vila Prudente

"Com isso, nós acreditamos, seguramente, que até meados da próxima semana a gente possa ter vacinado todos os idosos com mais de 90 anos."

O estoque de vacina da capital paulista, segundo o secretário, é de 544 mil doses, considerando a AstraZeneca e a Coronavac.

"Devemos receber nas próximas semanas, iniciar o recebimento da segunda dose dos profissionais de saúde e dos idosos de asilos, já está programado."

Por meio do site www.buscasaude.prefeitura.sp.gov.br, as pessoas já podem inserir o seu endereço e ver qual é a unidade de saúde mais próxima que está aplicando vacina.

"Caso a pessoa tenha algum impedimento físico e não puder se locomover, tem um telefone, ele liga para a unidade básica de saúde e uma equipe nossa vai até a casa destas pessoas", ressalta.