Crianças aprendem a se proteger da Covid-19 com bons exemplos, diz médico

Na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, é importante que os pais digam e preparem os pequenos para o retorno à escola

Produzido por Camille Couto, da CNN, no Rio de Janeiro
09 de fevereiro de 2021 às 11:39


O momento de volta às aulas pode trazer ansiedade e insegurança para muitas crianças e, para algumas, traz também um novo ambiente, novos colegas, professores e dificuldades. Com a pandemia de Covid-19, porém, essa situação fica ainda mais delicada.

Em entrevista à CNN nesta terça-feira (9), Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), explicou a importância para os pequenos voltarem à rotina escolar presencial e lembrou que é preciso ensiná-los a seguir regras, pois, apesar dos cuidados para a retomada, sempre existem riscos de contaminação pela doença. 

“Elas [as crianças] aprendem facilmente e, por isso, os bons exemplos que nós damos é extremamente importante para elas. [É preciso] ensinar a lavar as mãos, usar álcool em gel quando não puder fazer a lavagem com água e sabão, preparar a criança porque neste momento há risco de pegar uma doença. Elas aprendem a se proteger se nós as ensinamos”, disse.

Na avaliação do especialista, é importante que os pais digam e preparem as crianças para o retorno à escola, pois as perdas com a falta de socialização, por exemplo, são enormes, como o aumento de casos de ansiedade e depressão.

Crianças utilizam álcool em gel durante primeiro dia de volta às aulas em SP
Foto: Reprodução/CNN