Reposição chega no fim do mês, diz chefe de secretarias sobre escassez de vacina

A partir de março, a previsão do Conasems é que o país consiga ter um aumento na produção de vacinas e uma normalidade da distribuição de IFA

Da CNN, em São Paulo
13 de fevereiro de 2021 às 09:40

 

Com os estoques de vacinas no fim, algumas capitais estão restringindo a vacinação e podem chegar à paralisação das campanhas. De acordo com o diretor financeiro do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Hisham Hamida, até o final de fevereiro novas doses devem chegar aos municípios.

“De acordo com a interlocução, a gente acredita que agora até o final do mês, nós possamos receber mais doses para disponibilizar para todos os municípios. E que a partir de março, com o aumento da produção pela Fiocruz, a gente consiga ter um aumento dessa produção e uma normalidade do ponto de vista da distribuição de insumo”, garante.

Hisham Hamida afirma que a capacidade logística de distribuição para a população brasileira está sendo eficaz e acontece em cerca de 30 mil salas de vacina, no entanto, a velocidade de produção não anda na mesma velocidade.

"Nós temos uma capacidade de execução que tem se mostrado eficiente na ponta, mas que não tem sido acompanhada pela capacidade de produção por parte dos laboratórios”.

Esse déficit, segundo ele, está relacionado à incapacidade de produção de vacinas no Brasil. O país, por exemplo, depende da importação do IFA e, portanto, não é autossuficiente na produção das vacinas contra a Covid-19.

“É mais uma questão de capacidade de produção. Nós vimos laboratórios, por exemplo, a AstraZeneca, no momento, todas as doses que nós utilizamos foram importadas. Então não houve ainda uma parte de produção pela Fiocruz. Assim como o Butantan. Estava previsto um produção inicial, mas também não se conseguiu produzir para entregar”, diz 

No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes anunciou que só há possibilidade de continuar seguindo com o Plano Nacional de Imunização até a próxima terça-feira (16). Depois disso, ainda é incerto se novas doses estarão disponíveis.

Idoso é vacinado em posto drive-thru na cidade de São Paulo
Idoso é vacinado em posto drive-thru na cidade de São Paulo
Foto: Divulgação - 11.fev.2021/Prefeitura de São Paulo