Frente Nacional de Prefeitos sobre vacina: 'governo federal falhou com a gente'

Ex-prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette falou à CNN sobre a imunização contra Covid-19 nos municípios brasileiros

Produzido por Leticia Brito*, da CNN, em São Paulo
17 de fevereiro de 2021 às 12:55

Ex-prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette afirmou, em entrevista à CNN, que o governo federal falhou com os municípios na distribuição de vacinas contra a Covid-19.

Segundo Donizette, em reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em janeiro, os gestores municipais concordara que "tão importante quanto começar a vacinar, é manter a vacinação".

"Infelizmente, o governo federal falhou com a gente. Por isso, agora falta vacina e também informação para os prefeitos", relatou o representante dos prefeitos.

O presidente da FNP alegou que a falta de comunicação entre o Ministério da Saúde e os municípios afeta o planejamento da campanha de vacinação regional. De acordo com ele, a partir de sexta-feira (19) cidades com grande número de habitantes devem ficar sem estoques de vacinas contra a Covid-19.

"Nós temos no horizonte que até sexta-feira grande parte das cidades populosas devem ficar sem doses de vacina. E, para a semana que vem, nós não teremos mais se não for enviado um novo lote", disse Donizette.

"Ontem, tivemos a notícia que o ministério vai adquirir mais 54 milhões [de doses de vacina] do Butantan, isso é muito bom. Agora, é preciso também que haja a informação para chegar na ponta para os prefeitos, para que a gente possa passar para a população."

Coronavac: Ministério da Saúde anunciou compra de mais 54 milhões de doses do Instituto Butantan
Foto: Thomas Peter/Reuters

(Publicado por Sinara Peixoto)