Remdesivir é para pacientes hospitalizados e reduz dias na UTI, diz Barra Torres

A Anvisa aprovou o uso do medicamento antiviral contra a Covid-19 nesta sexta-feira (12)

Rafaela Lara, da CNN, em São Paulo
12 de março de 2021 às 14:35 | Atualizado 12 de março de 2021 às 15:18

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, informou à CNN nesta sexta-feira (11), que o uso do Remdesivir é direcionado especificamente para pacientes hospitalizados com Covid-19 e demonstrou reduzir o número de dias de internação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). 

"Hoje o que está registrado pela Anvisa é o Remdesivir, que é uma medicação para pacientes internados e tem demonstrado redução no número de dias na UTI, portanto trata-se de algo final na terapêutica", disse. 

Barra Torres também esclareceu que não haverá a possibilidade de aquisição do medicamento nas farmácias brasileiras.

"O Remdesivir é para uso hospitalar, portanto ninguém vai comprá-lo em farmácias. Trata-se de uma medicação de uso bastante específico e de custo elevado. O Brasil atravessa um momento bastante delicado e temos os indíces de eficácia que comprovaram [a efetividade do medicamento] logo não há porque não efetuar o registro, que já vinha sendo analisado", disse.

A Anvisa aprovou o uso do Remdesivir contra a Covid-19 nesta sexta-feira (12). O remédio, portanto, passa a ser o primeiro medicamento antiviral a ter recomendação em bula para pacientes com o novo coronavírus.

Também nesta sexta, a Anvisa concedeu o registro definitivo para a vacina da Universidade de Oxford/AstraZeneca. Dessa forma, a vacina está liberada para ser utilizada na população em geral.

"O registro definitivo da vacina e aprovação do Remdesivir são as armas que a Anvisa garante, atesta e acompanha", disse o diretor-presidente do órgão.

Para Barra Torres, o momento é de esperança. "Hoje, nós tivemos essas duas boas notícias, que se fosse em uma situação normal estaríamos em um momento de alegria, mas devido ao cenário, podemos dizer que o momento é de esperança. Esse é o sentimento que define o momento", disse.