Pazuello prevê dobrar vacinação após orientar usar todas vacinas como 1ª dose

A aplicação imediata de todas as doses estocadas em secretarias municipais deve ter início nesta semana

Por Igor Gadelha, CNN  
21 de março de 2021 às 13:16
O ministro da Saúde Eduardo Pazuello durante entrevista coletiva
O ministro da Saúde Eduardo Pazuello
Foto: Anderson Riedel/PR (18.jan.2021)

De saída do Ministério da Saúde, o general Eduardo Pazuello afirmou neste domingo (21) à CNN que os números de vacinação no Brasil devem “dobrar” nesta semana, após a pasta orientar os estados a aplicarem todos os últimos lotes de vacinas distribuídos como primeira dose.

“Com a liberação para aplicação de imediato de todo o estoque de vacinas guardadas nas secretarias municipais, vamos conseguir dobrar a aplicação essa semana, imunizando uma grande quantidade da população brasileira, salvando e protegendo mais vidas” disse à CNN.

Pazuello diz ter feito o pedido de liberação para uso imediato dos estoques à Secretaria de Vigilância Sanitária da pasta “há mais de 15 dias”.

Segundo ele, a decisão foi possível em razão da “velocidade de entrega do Butantan e da Fiocruz, que aceleraram a produção, garantido um estoque de entregas”.

Neste sábado (20), O Ministério da Saúde anunciou nova distribuição aos estados de 5 milhões de novas doses de vacinas contra a Covid-19.

A pasta também informou que todas elas deverão ser usadas como primeiras doses, sem precisar guardar metade para garantir a aplicação da segunda dose.