Correspondente Médico: Spray nasal pode remover coronavírus das vias aéreas

Neurocirurgião Fernando Gomes explica como funciona o medicamento que pode ajudar na prevenção da Covid-19

Daniel Corrá, da CNN em São Paulo
23 de março de 2021 às 08:51 | Atualizado 23 de março de 2021 às 10:53

Na edição desta terça-feira (23) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou como funciona o spray nasal aprovado em Israel e na Nova Zelândia, de forma temporária, que pode ajudar na prevenção do coronavírus

O medicamento está sendo produzido em Israel e deve começar a ser vendido no país a partir de junho. É importante lembrar que esse spray não é o mesmo que o governo brasileiro anunciou interesse.

“Esse spray tem como base a administração do óxido nítrico que, em doses mais elevadas, tem um efeito antiviral. Então, da mesma forma que consigo remover o coronavírus [colocando] álcool na superfície e nas mãos, ele [o spray] tem um poder de remover o coronavírus das vias aéreas superiores. Dessa forma, evita a contaminação das vias aéreas inferiores e da entrada do coronavírus na corrente sanguínea”, explicou o médico.

“A aplicação desse spray pode reduzir e exterminar o vírus em excesso que existe nas vias aéreas superiores e inferiores. Mas é preciso mais estudos para entendermos como e em que situações devemos aplicá-lo.”

O quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, desta terça-feira (23)
O quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, desta terça-feira (23)
Foto: CNN (23.mar.2021)